#PequenasEMédiasEmpresas

A checklist da Peak Season para as PME

DHL Express
DHL Express
3 min
Partilhar em
facebook sharing button
linkedin sharing button
Smart Share Buttons Icon Partilhar
Graphic image with superhero character and holiday shopping items
Este artigo aborda
Dicas de e-commerce para pequenas empresas
Melhores práticas de envio nas férias
Checklist gratuita de vendas e logística para pequenas empresas na Peak Season

Bem-vindos, super-heróis das PME! A Peak Season está quase a chegar, o que significa que é altura de começar a preparar-se. Sabemos que há muito a considerar, mas pense em nós como o seu fiel companheiro para ajudar a sua empresa a gerir a correria! Reunimos as nossas principais dicas de e-commerce para o orientar; desde os prazos de envio para as férias até à embalagem eficiente, eis o que deve considerar.

14 dicas de e-commerce para a Peak Season

1. Encomendar os produtos com antecedência

De acordo com um inquérito da McKinsey1, em 2023, metade de todas as compras de férias começariam em outubro ou antes. Para ganhar dinheiro, a sua empresa tem de estar pronta para começar no final de setembro. Uma grande parte do planeamento consiste em encomendar fornecimentos suficientes para a época de maior movimento.

2. Conhecer as datas de limite de entrega no Natal

Talvez uma das dicas mais importantes em termos de reputação da marca e retenção de clientes. Fale com o seu parceiro de entregas sobre o último dia para a entrega no Natal; se não cumprir o prazo, ficará com alguns clientes extremamente desapontados - e zangados - nas suas mãos. Certifique-se de que o prazo de envio para a entrega garantida no Natal também é claro no seu sítio Web, para que os clientes façam as suas encomendas a tempo. 

 3. Aperfeiçoe o seu website

Falando do seu website de e-commerce, a preparação para um período de grande movimento é a altura ideal para verificar se tudo está em ordem. Carrega rapidamente? A navegação é rápida e intuitiva? Está otimizado para dispositivos móveis? Consulte as nossas 17 regras de ouro do e-commerce para garantir que os seus clientes têm a melhor experiência possível. Lembre-se, uma navegação feliz leva a mais compras! 

4. Crie algum burburinho nas redes sociais!

Está a fazer uma campanha de vendas de Natal? Ótimo - agora só precisa de dar a conhecer a todos! 22% dos consumidores preferem descobrir novos produtos através das redes sociais (em vez de pesquisarem no Google2), por isso, certifique-se de que as suas páginas sociais estão repletas de ideias para presentes. Pode até fazer uma transmissão em direto - uma excelente forma de mostrar os seus produtos com mais pormenor.

E não se engane pensando que as redes sociais são apenas para os Millennials e a Geração Z; mais de metade dos compradores nas redes sociais têm mais de 35 anos (nos EUA)3.

5. Lembre-se do email

As redes sociais podem dominar as estratégias de marketing hoje em dia, mas ainda há lugar para o correio eletrónico. Utilize este canal para divulgar as promoções de fim de ano da sua marca e atrair clientes para o seu website. Há uma infinidade de plataformas de e-mail marketing que podem ajudá-lo a planear e programar as suas campanhas.

 6. Crie guias de presentes

A personalização é fundamental aqui. Utilizando o histórico de compras anteriores dos seus clientes e uma pequena ajuda da IA, pode criar guias de presentes altamente personalizados para enviar por email às pessoas antes do Natal. Também pode segmentar as suas listas de produtos em “prendas para ela”, “prendas para ele”, etc., para que as pessoas que navegam no seu website encontrem rapidamente os artigos mais adequados.

7. Otimize a sua loja virtual para dispositivos móveis

Um relatório da Adobe descobriu que, durante a época festiva de 2023, mais de metade (51,1%) das vendas online foram feitas através de dispositivos móveis - acima dos 47% em 20224. Certifique-se de que a sua loja de e-commerce está otimizada para o ecrã pequeno, incluindo a oferta do Guest Checkout e a ligação do pagamento a carteiras móveis. 

8. Expedição: pense rápido...

A expedição rápida é essencial durante o período de férias. Não só manterá os seus clientes satisfeitos, como a oferta de entrega no dia seguinte também o ajudará a conquistar alguns compradores de última hora. Seja claro quanto às suas opções de envio expresso na página inicial do seu website de e-commerce; é uma das primeiras coisas que muitos consumidores irão procurar.

9. …e gratuita!

O envio gratuito é um enorme incentivo de vendas para os clientes online. No Global Online Shopper Survey da DHL, a “entrega gratuita” foi citada pela maioria dos inquiridos como uma das principais formas de melhorar a experiência de compra online. À partida, pode parecer um custo dispendioso para o seu negócio, mas como as encomendas online com envio gratuito têm, em média, um valor cerca de 30% superior5, será um investimento que valerá a pena.

10. Ofereça opções de pagamento flexíveis 

As “opções de pagamento” (ou a falta delas) foram citadas por 40% dos compradores virtuais como uma das principais razões para o abandono do carrinho de compras6. Para ultrapassar este problema, ofereça muitos serviços de pagamento no seu checkout, incluindo carteiras digitais. No ano passado, no meio da economia tumultuosa, muitos consumidores preocupados com o orçamento recorreram a planos de pagamento a prestações para ajudar a gerir as suas despesas, e este ano espera-se que a tendência se mantenha7.

11. Utilizar chatbots com IA para melhorar a experiência do cliente  

Os chatbots com IA utilizam os dados dos clientes para compreender as preferências e fazer recomendações personalizadas de produtos. E, ao contrário dos humanos, estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que significa que um pedido de informação do cliente ou uma oportunidade de venda nunca serão perdidos.  

 

12. Fazer a magia do unboxing

Há uma razão para os vídeos de “unboxing” serem um grande sucesso no YouTube e no TikTok. Os compradores virtuais consideram cada vez mais a embalagem das suas compras como uma parte importante da experiência. O Natal é a altura perfeita para dar tudo por tudo e impressionar os seus clientes: invista em belas embalagens festivas para os seus produtos, ofereça um embrulho para oferta no momento da compra e inclua uma nota de agradecimento nas encomendas. Estes toques pessoais serão apreciados pelos clientes e aumentarão a probabilidade de eles publicarem sobre a sua marca nas redes sociais. Pontos extra se utilizar embalagens sustentáveis.

13. Considere a possibilidade de devoluções e trocas gratuitas

As devoluções de produtos são uma dor de cabeça, mas não as pode ignorar - as políticas de devolução influenciam as decisões de compra de 82% dos consumidores8. Torná-las gratuitas é um grande compromisso para qualquer pequena empresa, mas deve ser ponderado em relação às vendas adicionais que poderia incentivar. Seja qual for a sua decisão, certifique-se de que a sua política de devoluções é clara e exaustiva.

14. Escolha um parceiro logístico de confiança

Embora existam muitas considerações logísticas para as pequenas empresas durante a Peak Season, pode ter a certeza de que os clientes se preocupam mais com a entrega. E para isso, não há melhor parceiro do que a DHL Express.

Com a expetativa de que os volumes de e-commerce aumentem significativamente nos próximos meses, o líder em logística fez investimentos significativos na sua capacidade de transporte e manuseamento de envios. “Esperamos um aumento saudável da procura de serviços expresso no quarto trimestre e estamos a fazer os investimentos necessários para que os nossos clientes tenham sucesso”, afirma o CEO John Pearson. 

Com a DHL Express, pode ter a certeza de entregas rápidas e fiáveis - deixando-lhe mais tempo para se concentrar no seu negócio.

Atenção, super-heróis das PME! Com a Peak Season quase a chegar, sabemos que há um milhão de coisas a considerar para as pequenas empresas. Mas não se preocupe! Utilize a nossa checklist de vendas e logística para a Peak Season para garantir que a sua empresa está totalmente preparada para aproveitar todas as oportunidades. Boas vendas!

Descarregue a sua checklist gratuita aqui