Portugal
#PequenasEMédiasEmpresas

Um guia para estratégias de negócios long-tail

DHL Express
DHL Express
4 min de leitura
Partilhar em
facebook sharing button
linkedin sharing button
Smart Share Buttons Icon Partilhar

O e-commerce é competitivo, mas menos se se focar num produto de nicho. Descubra como adotar um modelo de negócios de cauda longa pode valer a pena.

O que significa cauda longa nos negócios?

O modelo de negócios de cauda longa concentra-se na venda de baixos volumes de produtos especializados para muitos clientes, em vez de grandes volumes de um número reduzido de artigos populares.  

Os benefícios de uma estratégia de negócios de cauda longa

  • Para as pequenas empresas que entram num setor dominado por um grande líder de mercado, focar-se numa área de nicho significa menos concorrência e maiores margens de lucro.

  • Empresas de nicho tendem a ter clientes dedicados e apaixonados, o que significa mais subscritores de e-mail e seguidores de redes sociais – ambos os quais impulsionam a fidelidade à marca.

  • Graças ao transporte internacional, nunca foi tão fácil para estas empresas especializadas encontrar, conectar e vender a clientes suficientes para fazer a sua estratégia de e-commerce de cauda longa valer a pena: na verdade, 57% dos consumidores globais compraram de uma marca transfronteiriça durante a pandemia1 – uma tendência que veio para ficar.

Quest Music: Usar o e-commerce de cauda longa para o crescimento

Uma empresa que adotou com sucesso um modelo de negócios de cauda longa é a Quest Music Store2, uma loja musical com sede em Winnipeg, Canadá.

Com um punhado de locais físicos em toda a área local, também tem uma presença de comércio eletrónico , que atrai clientes de tão longe quanto a Austrália. O gerente de comércio eletrónico da empresa, Mike Fondse, explica: "Oferecemos entrega no exterior há vários anos, mas começámos a procurar ativamente um mercado internacional em 2013".

A empresa tem sido bem-sucedida com clientes de todo o mundo que têm lutado para encontrar o que querem de fornecedores locais. "Para os nossos clientes na Austrália e na Nova Zelândia, descobrimos que tanto a falta de variedade quanto a acessibilidade dos produtos vendidos localmente criaram uma procura por vendedores como nós... Em alguns casos, é mais económico para o consumidor encomendar de uma loja canadense e ter o produto enviado. Desta forma, eles podem evitar longos tempos de espera de importação e mark-ups de distribuidores."   

"Lidamos com muitos clientes internacionais de primeira viagem", continua Mike, "e às vezes precisam de um pouco de ajuda e tranquilidade quando se trata de lidar com a importação de mercadorias... Despesas de envio, prevenção de fraudes, encomendas perdidas e autorizações também podem ser obstáculos. Felizmente, desde a expansão dos nossos negócios internacionais em 2013, aprendemos a lidar com essas questões com sucesso ao trabalhar com empresas como a PayPal e a DHL."

Para a Quest Music, uma estratégia internacional tem sido a chave para atingir e superar as metas de vendas – mesmo para uma marca com uma base de clientes tão nicho. "A nossa presença no e-commerce é absolutamente tudo quando se trata de vendas internacionais. Fazemos alguns negócios através de marketplaces de terceiros, como eBay e Reverb.com, e isso, juntando com a nossa própria plataforma de comércio eletrónico, permitiu-nos expandir os nossos negócios de maneiras que normalmente não seriam possíveis apenas com locais físicos."   

Então, como é que o seu negócio de comércio eletrónico pode seguir o exemplo de negócios de cauda longa da Quest Music para se conectar com os clientes certos em todo o mundo?

Como empregar uma estratégia de e-commerce de cauda longa para o seu negócio

1. Encontre o seu mercado

Se vende um produto de nicho, provavelmente terá um grupo muito específico de pessoas para segmentar. O Facebook Ads é um bom lugar para começar – a plataforma permite que filtre os dados demográficos do público por interesses, comportamentos, idade e localização, o que significa que os seus anúncios serão veiculados apenas para aqueles com maior intenção de compra. 

Também deve realizar pesquisas para identificar palavras-chave de cauda longa que são relevantes para a sua empresa e clientes. Otimizar o seu site de comércio eletrónico com palavras-chave relevantes pode conectá-lo a um público mais amplo que está interessado nos seus produtos. Da mesma forma, o uso de hashtags nas redes sociais atrairá os compradores certos. Concentre-se em tags específicas e detalhadas vinculadas ao produto, em vez de termos mais amplos que o colocarão em concorrência com milhares de outras empresas.

2. Entenda o mercado

As preferências dos consumidores ao fazer compras online variam de país para país – desde os seus métodos de pagamento preferidos até se eles valorizam o preço em vez da conveniência. Conhecer estes comportamentos é a chave para criar uma estratégia de marketing e vendas bem-sucedida. Felizmente, fizemos a pesquisa por si: os nossos guias de país têm todos os insights internos que precisa para se envolver com os clientes da maneira correta, onde quer que eles estejam.

3. Delegar a gestão aduaneira e de regulamentos

Isso pode ser complicado e demorado para a sua empresa lidar – especialmente se planeia exportar para vários países. É aqui que a parceria com um especialista internacional como a DHL valerá a pena. Os seus especialistas em transporte cuidarão de todas as regulamentações alfandegárias e fiscais para si, deixando-o livre para cuidar do negócio de venda. 

4. Seja claro sobre os custos de envio internacional

Sabia que os altos custos "extras" – incluindo portes, impostos e taxas – é uma das principais razões pelas quais os compradores online abandonam os seus carrinhos durante o processo de checkout? Muitas empresas não podem dar-se ao luxo de oferecer envio grátis aos clientes transfronteiriços, portanto, seja claro sobre as taxas ao longo do seu processo de compra, para que eles não tenham surpresas desagradáveis quando vierem pagar.  

O comércio eletrónico é o seu caminho para encontrar clientes em todo o mundo – o que quer que venda. Comece a sua viagem de envio internacional com a DHL hoje para encontrar os mercados certos para ajudar o seu negócio a crescer. Com o e-commerce, não há limites! Crie uma conta comercial DHL Express aqui.

1 - Internet Retailing, outubro de 2021

2 - Loja Quest Music