Quer fazer crescer o seu negócio de e-commerce? Ainda não exporta? Então as vendas internacionais podem ser a solução para alargar o mercado potencial e encontrar novos compradores.
Graças aos transportes internacionais, nunca foi tão fácil para as empresas venderem online para todo o mundo. Estar ciente das barreiras das vendas internacionais e tomar medidas para superá-las é a chave para o sucesso.
1. Plataforma errada
É necessário selecionar a melhor plataforma de e-commerce para o seu negócio. Um sistema antigo, pode ser prejudicial, limitando a experiência dos seus clientes e a própria operação da empresa.
O que fazer
Optar por plataformas atuais de e-commerce: Shopify, Magento, BigCommerce ou WooCommerce. Ou até mesmo por Marketplaces de terceiros onde pode vender os seus produtos; se optar por esta solução tenha atenção a todos os custos e taxas cobradas pela plataforma.
2. Mercados errados
Nem todos os países são adequados para exportar. Não invista num mercado que não tem interesse no produto que está a vender.
O que fazer
Pesquisar! Faça alguma investigação para perceber qual a apetência dos mercados potenciais pelo tipo de produto que tem para vender. Identifique as maiores empresas que operam nesse mercado e tente perceber quais os produtos mais relevantes.
3. Não entender o público-alvo
As preferências do consumidor variam muito entre países. Mais do que traduzir um site, considere se os consumidores preferem comprar online ou no retalho tradicional antes de montar a sua plataforma para um determinado país e idioma.
O que fazer
Pense globalmente, comercialize localmente.
4. Métodos de pagamento incorretos
O método de pagamento preferido varia de país para país. Há muitas opções no que respeita aos pagamentos. Por exemplo, o cartão de crédito é um dos mecanismos mais universais, mas pode pensar também nas carteiras digitais, pagamento por meio de aplicações de mensagens ou pagamento no ato da entrega.
O que fazer
Faça uma pesquisa e escolha com um sistema de processamento de pagamentos internacionais seguro: WorldPay, PayPal ou Stripe. E não se esqueça de apresentar os preços na moeda local e também de permitir o pagamento nessa mesma moeda para não originar mais custos para o comprador.
Dica: atenção às fraudes online!
5. Envios muito demorados
A maioria dos consumidores acreditam que as compras do estrangeiro chegam mais tarde o que os faz desistir da compra.
O que fazer
A DHL Express pode ajudá-lo a levar suas mercadorias onde elas precisam estar – temos uma opção que garante a entrega no próximo dia útil (em mercados selecionados).
6. Descurar regras alfandegárias
Caso não tenha em atenção aos regulamentos alfandegários, taxas e itens proibidos, a encomenda poderá ficar retida na alfândega criando um grande problema burocrático.
O que fazer
Seja parceiro da DHL Express, dispomos de serviços de transporte de encomendas à sua medida e especialistas em comércio internacional. Desta forma as suas encomendas chegarão rapidamente aos seus compradores e sem incidentes!