#eCommerce

Exportar para o Reino Unido: o líder europeu do e-commerce

DHL Express
DHL Express
7 min
Partilhar em
facebook sharing button
linkedin sharing button
Smart Share Buttons Icon Partilhar
Exportar para o Reino Unido: o líder europeu do e-commerce

Está à procura de novos mercados internacionais? Então não procure mais do que a capital europeia das compras online - o Reino Unido. Em 2022, emergiu como o principal mercado de e-commerce do continente, tanto em termos de quota do PIB como de receitas totais1 - pelo que fazer negócios no Reino Unido pode revelar-se uma decisão muito lucrativa. Com um parceiro de envios internacionais, estará pronto para ganhar dinheiro!

Continue a ler para saber como exportar para o Reino Unido, incluindo as informações sobre o mercado local e os conhecimentos aduaneiros que colocarão a sua empresa no caminho do sucesso.

PANORAMA DO MERCADO

Um mercado de e-commerce próspero

Um mercado de e-commerce próspero

Em 2023, as receitas globais do setor do e-commerce do Reino Unido atingiram 131,5 mil milhões de dólares(2) - representando 38,1 % do total das vendas a retalho do país(3).

Uma nação de amantes das compras online

Uma nação de amantes das compras online

Em 2023, prevê-se que o Reino Unido tenha quase 60 milhões de utilizadores de comércio eletrónico(4). Com uma população atual de 67,8 milhões(5), trata-se de uma proporção impressionante!

Crescimento no horizonte

Crescimento no horizonte

O coronavírus acelerou o crescimento do mercado de e-commerce do Reino Unido(6), e espera-se que o aumento continue nos próximos anos em todas as categorias de produtos(7). Até 2028, prevê-se que as receitas globais atinjam 185,37 mil milhões de dólares(8).

De onde é que o Reino Unido mais importa?

31% dos compradores online do Reino Unido compram a marcas internacionais, o que faz com que seja uma perspetiva atraente para as marcas internacionais que procuram novos mercados.  

Principais mercados de importação de bens do Reino Unido9 (% do total das importações de bens)

graphic image of statistics

Dados dos 12 meses até outubro de 2023

TENDÊNCIAS DE CONSUMO

Onde é que os consumidores do Reino Unido fazem compras online?

Os mercados online podem ser uma porta de entrada útil para as empresas internacionais que pretendam vender pela primeira vez num novo país.

Principais mercados online no Reino Unido, em abril de 202310 (por visitas mensais, em milhões)

Amazon: 328.1

eBay: 218.8

ASOS: 70.8

Wayfair: 10.5

Vinted: 9

Acrescente também o comércio social à sua estratégia de vendas: 44% dos consumidores do Reino Unido compraram através de plataformas de redes sociais, com o Facebook, o YouTube e o Instagram a liderar11.

O que estão a comprar às marcas internacionais?

Segmentos de e-commerce mais populares no Reino Unido em 202212 (por quota de mercado)

Como é que os consumidores britânicos gostam de pagar as suas compras online?

Afinal de contas, é mais provável que os compradores de e-commerce abandonem os seus carrinhos se não puderem pagar utilizando o seu método de pagamento preferido.

Distribuição das despesas de comércio eletrónico no Reino Unido em 2022, por método de pagamento13

A moeda nacional é a libra esterlina (GBP). Para atrair compradores do Reino Unido, apresente os preços no seu website e aceite pagamentos nesta moeda.

Que preocupações têm os consumidores britânicos quando fazem compras online?  

Relação qualidade/preço

Relação qualidade/preço

Na Pesquisa Internacional de Consumidores da DHL(14), perguntou-se aos consumidores do Reino Unido quais as principais razões para comprar noutros países. A principal resposta? "Preço mais baixo" - citado por 45% dos inquiridos. Uma estratégia de preços competitiva ajudará a sua empresa a destacar-se. Se também puder oferecer portes de envio gratuitos, tanto melhor.

Envio rápido

Envio rápido

No mesmo inquérito, metade dos inquiridos afirmou que o "tempo de entrega mais longo" era um fator dissuasor das compras internacionais. Estabeleça uma parceria com um especialista em envios internacionais e seja claro quanto às suas opções de entrega expresso no seu website (incluindo a página inicial) para tranquilizar os potenciais clientes.

Entrega flexível

Entrega flexível

Os consumidores do Reino Unido têm grandes expectativas no que diz respeito à entrega - mais de metade (53%) abandonaria uma compra se não estivesse satisfeita com as opções de entrega disponíveis(15). Aumente a sua taxa de conversão na finalização da compra com a entrega a pedido, que permite aos clientes escolher exatamente quando e onde as suas encomendas são entregues, com acompanhamento completo.

Os maiores eventos comerciais do Reino Unido

Não se esqueça de acrescentar estas datas ao seu calendário de marketing e vendas para que a sua empresa se possa preparar e ganhar dinheiro!

Dia da Mãe, março

Uma altura para as pessoas mimarem as suas mães com cartões e presentes.   

Dia do Pai, junho

E sem esquecer os pais! O dia deles a ser celebrado cai em junho.

Amazon Prime Day, julho

Vende na Amazon? Então, é provável que este dia já esteja marcado no seu calendário. Prepare-se para fazer grandes descontos!

Fim de semana de Black Friday/Cyber Monday, novembro  

À semelhança de muitos outros países, o Reino Unido participa nesta bonança de vendas. A concorrência é feroz, por isso, prepare-se para oferecer descontos significativos para atrair os caçadores de pechinchas.

Dia de Natal, 25 de dezembro

Para muitas empresas de comércio eletrónico, dezembro é o mês mais importante. Não se esqueça também dos compradores de última hora - oferecer o envio no dia seguinte ajudá-lo-á a ganhar algumas vendas extra, mesmo nos últimos dias. Depois disso, o Boxing Day (26 de dezembro) e os saldos de janeiro são as oportunidades perfeitas para escoar o stock restante. 

ENTRAR NO MERCADO

Exportar para o Reino Unido: documentação necessária

Ao efetuar envios internacionais, existem vários documentos normalmente necessários para desalfandegar as suas mercadorias sem problemas e ajudar as autoridades a determinar os impostos e direitos de importação devidos:

  • Fatura comercial
  • Carta de porte
  • Certificado de origem (se estiver a solicitar taxas aduaneiras preferenciais)
  • Licenças de exportação e importação (verifique se o seu produto precisa delas)

Mercadorias proibidas e sujeitas a restrições

Diversas mercadorias não são permitidas para envio pela DHL em nenhuma circunstância, após análise completa pelas equipas operacionais, legais e de gestão de risco. Estas incluem animais, materiais perigosos ou combustíveis, e narcóticos ilegais.

Fazer negócios no Reino Unido: recursos úteis  

Custos de envio

A taxa de IVA no Reino Unido é de 20%.

Para envios de valor inferior a £135, o IVA é cobrado no ponto de venda.

Para encomendas superiores a £135, o IVA será cobrado no ponto de importação. Os direitos aduaneiros também se aplicam aos envios de valor superior a £135.

A taxa dos direitos baseia-se na classificação pautal dos códigos HS para as mercadorias importadas. De um modo geral, é o importador de registo (ou seja, a sua empresa ou a transportadora logística escolhida) que pagará os direitos e impostos de importação. Dependendo das condições comerciais escolhidas para o envio, estes encargos podem ser transferidos para o destinatário da mercadoria. É uma boa prática incorporar estes custos no preço pago pelos consumidores ou oferecer a opção de pagar os direitos aduaneiros e os impostos no ato da compra, para evitar surpresas desagradáveis para os seus clientes no momento da entrega.

Pode encontrar facilmente o código HS correto para o seu envio através do MyGTS da DHL - uma plataforma gratuita e de fácil utilização que o ajudará a navegar em todos os aspectos do envio internacional. Isto inclui a capacidade de calcular o Landed Cost para os seus bens em qualquer país - ou seja, o custo do produto, taxas e impostos, e encargos de frete - para melhorar a sua estratégia de preços e garantir que tem total transparência sobre os custos finais. 

Dicas de especialistas da DHL para exportar para o Reino Unido

  • Para obter um número EORI, a sua empresa tem normalmente de ter instalações no país para o qual pretende importar ou exportar - a isto chama-se "estar estabelecido". Se nomear uma empresa para tratar das questões aduaneiras em seu nome (como a DHL), terá de lhe fornecer o seu número EORI. 
  • Considere enviar suas mercadorias como Duties & Taxes Paid (DTP). Embora o pagamento de taxas e impostos em envios internacionais seja normalmente da responsabilidade do destinatário - ou seja, o seu cliente - a DHL oferece um serviço DTP aos titulares de conta. Isto significa que a DHL irá faturar o expedidor (a sua empresa) para cobrir os custos. A vantagem deste serviço é que o cliente final não receberá uma fatura fiscal inesperada quando a sua encomenda chegar à alfândega - o que pode prejudicar a sua opinião sobre a sua marca.
  • O governo do Reino Unido afirma que deve manter registos das faturas comerciais e de qualquer documentação aduaneira, incluindo o seu certificado de IVA de importação (C79).
  • PVA - Contabilidade do IVA adiada: O Governo do Reino Unido autoriza a utilização do PVA para todos os operadores registados no IVA do Reino Unido. O PVA permite que o importador de registo contabilize o IVA nas declarações de IVA em vez de no momento da importação, melhorando o fluxo de caixa.

Pensa exportar para o Reino Unido?

Está no sítio certo! Sabemos que as directrizes acima mencionadas podem parecer um pouco complicadas, mas é aí que a parceria com a DHL será compensadora. Como especialistas em envios internacionais, apoiá-lo-emos em todos os procedimentos alfandegários para que o seu envio não sofra atrasos. Venda para o mundo com a DHL!

Abrir conta