#PequenasEMédiasEmpresas

Prepare-se para a Peak Season: dicas de logística para PME's

DHL Express
DHL Express
4 min
Partilhar em
facebook sharing button
linkedin sharing button
Smart Share Buttons Icon Partilhar
Graphic image with superhero characters
Este artigo aborda
13 dicas de logística para pequenas empresas
As vantagens da IA na logística para gerir a procura
Checklist gratuita de vendas e logística para a Peak Season

A Peak Season está quase a chegar - a altura mais movimentada do ano para todos os super-heróis das PMEs! Sabemos que terá um milhão de coisas na sua lista de tarefas, desde a antecipação da procura de inventário sazonal até ao cumprimento dos prazos de envio das férias, por isso estamos aqui como o seu fiel companheiro para o ajudar a gerir a pressa! Continue a ler as nossas principais dicas de logística para pequenas empresas nesta Peak Season.

O que é a Peak Season?

Para os retalhistas, a Peak Season é o período de compras mais movimentado do ano. Normalmente, começa na Black Friday (sexta-feira, 29 de novembro deste ano), seguindo-se a Cyber Monday (segunda-feira, 2 de dezembro) e depois o Natal. Além disso, nos últimos anos, o Dia dos Solteiros da China (segunda-feira, 11 de novembro) também ganhou força em todo o mundo, o que significa que também deve constar do seu calendário da época de saldos.

Muitos retalhistas de e-commerce oferecem ofertas cada vez mais cedo todos os anos para aproveitarem a agitação, o que significa que a sua empresa deve preparar-se desde já.

As vendas globais de compras online para as festividades atingiram o impressionante valor de 1,17 biliões de dólares em 2023(1)

 

Prepare-se para a Peak Season: 13 dicas de logística para pequenas empresas

1. Planeie as suas necessidades de inventário sazonais

1. Planeie as suas necessidades de inventário sazonais

É chamada de Peak Season por uma razão; Não é incomum que alguns retalhistas realizem mais de 50% ou mais das suas vendas anuais no mês que antecede o Natal. Para evitar o excesso ou a falta de stock, utilize um software de gestão de inventário. Este analisará os seus dados de vendas anteriores e as tendências sazonais para o ajudar a prever a procura com maior precisão. Acompanhará os seus níveis de stock, em tempo real, e enviará automaticamente ordens de reabastecimento aos fornecedores para que nunca lhe falte nada.

graphic image of social media activities

2. Tirar partido da IA

A inteligência artificial está a ajudar as pequenas empresas a transformar a sua logística, poupando-lhes tempo e dinheiro. Alguns exemplos de tecnologia a considerar à medida que a época alta se aproxima:

 

  • Sistemas de armazém automatizados - a robótica pode gerir os principais processos de armazém, como a recolha, a triagem e a embalagem, satisfazendo as encomendas mais rapidamente e com maior precisão do que os humanos. 
  • Preços dinâmicos - o software inteligente baseado na IA e na aprendizagem automática lê os seus dados de vendas em tempo real e ajusta automaticamente os preços em conformidade. Por exemplo, aplicará descontos no seu sítio Web ao stock que se movimenta lentamente.
  • Automatizar os pedidos de informação de rotina - a IA pode ajudar a sua empresa a oferecer um serviço ao cliente excecional durante a Peak Season. Por exemplo, os chatbots com IA podem responder às perguntas dos clientes com mais precisão e utilizar dados de navegação anteriores dos clientes para oferecer recomendações personalizadas de presentes. E, ao contrário dos agentes humanos, os chatbots estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana e são capazes de lidar com um número ilimitado de interações simultâneas, o que significa que a sua empresa nunca perderá uma oportunidade de venda.

IA na logística: a chave para uma maior produtividade

O Retail AI Council refere que 36% dos empregados utilizam a IA generativa para tarefas como a gestão de inventários, a previsão de vendas e a eficiência operacional(2).

                                                                                                                                                                                                    

graphic image of shipping activities

3. Utilizar uma plataforma omnicanal para a criação de conteúdos

Como qualquer empresa de e-commerce sabe, as interações com os clientes e as vendas ocorrem frequentemente em vários locais - incluindo mercados online, na aplicação e nas redes sociais. Uma plataforma de marketing omnicanal ajudá-lo-á a transmitir mensagens coerentes em todos os canais. O software analisará os dados do cliente para criar uma imagem detalhada das intenções e preferências do cliente e, em seguida, criará mensagens personalizadas. Tudo isto significa que a sua empresa pode fornecer campanhas mais envolventes e relevantes.

graphic image of shipping activities

4. Colocar o seu website em excelente forma

O seu website de e-commerce irá receber um aumento de tráfego durante a Peak Season. O seu website está preparado para gerir o aumento do tráfego sem que a velocidade de carregamento da página seja afetada? Este é o momento de verificar.

Torne-o acolhedor para quem compra presentes:

  • Coloque as promoções das festividades no centro da página inicial para cativar os visitantes
  • Segmente as páginas de produtos do seu website em diferentes categorias de presentes, como “presentes para ele”, “presentes para crianças”, etc.
  • Permitir que os clientes criem e guardem listas de desejos

Pode verificar as outras caraterísticas essenciais do website de e-commerce com o nosso guia dedicado.

5. Não se esqueça do telemóvel

91% dos compradores fazem compras online utilizando o seu smartphone3, por isso certifique-se de que o seu website de e-commerce está otimizado para o pequeno ecrã. Já pensou em aumentar o tamanho dos tipos de letra e dos botões? Remover o excesso de logins e pop-ups? Reduzir os campos de formulário ao mínimo? Estes factores são cruciais para o êxito de qualquer estratégia de m-commerce.

graphic image of shopping activities

6. Divulgue as suas políticas sustentáveis de e-commerce

A sustentabilidade deixou de ser um tema de nicho para os consumidores, com muitos a optarem por ser mais ponderados nas suas escolhas de compra. Por isso, quaisquer que sejam as suas políticas ecológicas - desde a inserção de carbono até à oferta de embalagens ecológicas - certifique-se de que são claras no seu website. Pode ser a diferença entre um cliente escolher a sua marca em vez de um concorrente.  

7. Utilize a sua embalagem como uma ferramenta de marketing

A principal função da sua embalagem é proteger os seus produtos, pelo que deve ser robusta, transportável e fácil de abrir e fechar para devoluções. No entanto, também pode servir como uma poderosa ferramenta de marketing. Uma embalagem elegante e inovadora, bem como mensagens ou histórias personalizadas, podem acrescentar algo mais às compras dos seus clientes.

 

Lembre-se também que os consumidores estão cada vez mais preocupados com o ambiente quando fazem compras online. Considere a possibilidade de utilizar embalagens sustentáveis, mas certifique-se de que compreende os prós e os contras de cada material de embalagem, em termos de capacidade de renovação, prazo, fontes de energia necessárias e disponibilidade. Se possível, ofereça aos clientes a possibilidade de devolverem as embalagens vazias em troca de um desconto. Poderá então reciclá-las ou reutilizá-las. 

8. Manter uma relação de proximidade com os fornecedores internacionais

8. Manter uma relação de proximidade com os fornecedores internacionais

É prática comum os vendedores adquirirem produtos e materiais de fabricantes estrangeiros, onde a produção é mais barata. Mas os tempos são mais complicados do que nunca para as cadeias de abastecimento globais.

Se estiver a depender de fabricantes estrangeiros, é importante manter uma comunicação regular, tanto no período que antecede como durante o período de maior movimento. Deve contactar os seus fornecedores várias vezes por semana para obter actualizações do estado de todas as ordens de compra, de modo a que, se houver atrasos ou problemas, possa reagir rapidamente para encontrar uma solução que não desiluda os clientes.

Depender de apenas um fornecedor sempre teve riscos, por isso vale a pena considerar diversificar os seus fornecedores. Ter mais do que um dá à sua empresa uma rede de segurança em caso de acontecimentos inesperados, e também haverá menos estrangulamentos na sua linha de produção em alturas de pico de procura.

 

graphic image of dhl shipping activities

9. Simplifique os seus processos

Alinhar os processos da sua cadeia de abastecimento é algo que deve ser feito de qualquer forma, não apenas durante a época alta. Um sistema de gestão de encomendas (OMS) monitorizará os dados dos seus vários sistemas para acompanhar as vendas, as encomendas, o inventário e a execução, de modo a que possa fazer chegar as suas encomendas aos clientes de forma mais económica e rápida.

Em última análise, uma cadeia de abastecimento ágil é uma cadeia de abastecimento forte, e um OMS ajudá-lo-á a construí-la, informando-o imediatamente quando as encomendas são canceladas, as quantidades de inventário mudam ou há atrasos no cumprimento, para que possa agir rapidamente.

10. Planeie as suas necessidades de pessoal

Se vai precisar de mais pessoal para o seu armazém ou para gerir as instalações de armazenamento excedentárias, comece a recrutar agora. Dê tempo para integrar as equipas e dar-lhes formação para lidarem eficazmente com todas as suas encomendas. Se possível, teste os picos de procura típicos no seu armazém antes do início da época. Afinal, o cumprimento eficiente das encomendas e o serviço ao cliente é o que faz com que os clientes regressem.

graphic image of shipping activities

11. Ofereça flexibilidade nos envios durante as férias

Embora a sua empresa esteja ocupada a fazer malabarismos com um milhão de coisas durante a Peak Season, a principal preocupação dos seus clientes é a entrega. Eles querem opções de entrega flexíveis e convenientes - e não hesitarão em recorrer a um concorrente seu se não conseguir satisfazer os seus desejos. É aqui que a oferta da On Demand Delivery DHL Express dará ao seu negócio uma vantagem, permitindo que os seus clientes escolham exatamente quando e onde as suas encomendas são entregues - com total rastreio, também. 

“A DHL Express está empenhada em continuar a ser o parceiro de eleição durante a movimentada Peak Season de fim de ano. A nossa rede internacional flexível combina um serviço de alta qualidade e um acesso fiável à capacidade, o que permite às empresas reagir em tempo real às mudanças na procura dos consumidores, complementadas por ferramentas digitais que as ajudam a melhorar a experiência do cliente e a otimizar a recolha e a entrega no quilómetro final.” - John Pearson, CEO da DHL Express

 

12. Faça com que as devoluções funcionem para si

Por muito frustrante que seja gerir as devoluções, proporcionar aos clientes uma experiência simples e sem stress pode ser a diferença entre voltarem ou não à sua loja, por isso, certifique-se de que tem uma política de devoluções clara.

Permitir que os seus clientes deixem as suas devoluções num cacifo de encomendas significa que o seu parceiro logístico pode recolher mais devoluções num único local. Isto não só reduzirá os custos, como também resultará em menos emissões de carbono.

Há coisas que pode fazer para tornar as devoluções menos prováveis em primeiro lugar - como incluir informações detalhadas e fotografias e vídeos de alta qualidade no seu sítio Web, para que os clientes possam ver exatamente o que estão a comprar.

13. Planeie antecipadamente a sua estratégia pós-venda

A Peak Season pode trazer novos clientes à sua loja e vai querer garantir que eles regressam. Por isso, embora possa parecer que está a pensar muito à frente, agora é também a altura de elaborar a sua estratégia pós-venda.

O envio de um e-mail de agradecimento é um toque agradável e o facto de convidar os clientes a darem a sua opinião irá ajudá-lo a melhorar o seu serviço. Pode também enviar uma mensagem de seguimento para recomendar outros produtos da sua loja ou oferecer ao cliente um desconto na sua próxima compra. Tudo isto reforça os laços entre a sua marca e o seu cliente e aumenta as hipóteses de este voltar a comprar-lhe.

Por fim, esperamos que este guia tenha sido útil e desejamos-lhe o maior sucesso para a Peak Season de 2024!

Atenção, super-heróis das PME! Com a Peak Season quase a chegar, sabemos que há um milhão de coisas a considerar para as pequenas empresas. Mas não se preocupe! Utilize a nossa checklist de vendas e logística para a Peak Season para garantir que a sua empresa está totalmente preparada para aproveitar todas as oportunidades. Boas vendas!

Descarregue a sua checklist gratuita aqui