À primeira vista, empresas grandes e bem estabelecidas conseguiram fazê-lo. Desfrutam de custos operacionais mais baixos, têm grandes orçamentos de publicidade que fazem ser notadas e faladas, e têm sistemas e procedimentos aperfeiçoados que ajudam a entregar um serviço impecável.
Mas a internet é um grande nivelador, que torna possível que até mesmo os comerciantes individuais possam competir com as grandes empresas. Precisa de um ótimo serviço ou produto que as pessoas queiram comprar, claro. Então é apenas um caso de fazer a sua marca parecer credível. Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a parecer maior do que realmente é:
1. Deixou de ser uma pessoa
É um negócio de e-commerce em crescimento. Portanto, use a terceira pessoa do plural – "nós" em vez de "eu" na primeira pessoa – na cópia do seu site: "Temos o widget para atender as suas necessidades, 95% dos clientes voltam a comprar os nossos produtos", e assim por diante. As exceções a isso são postagens de blog e quaisquer artigos de liderança de pensamento que publicar.
2. Gaste dinheiro no seu site
Existem construtores de sites gratuitos por aí, é verdade. Ou talvez o filho do seu vizinho seja bom em coisas digitais. Mas nada supera o visual, sem mencionar a funcionalidade, de um site feito profissionalmente. Ele dá aos seus clientes e potenciais clientes mais confiança e fá-lo parecer maior do que um amador com muito tempo livre. Definitivamente vale a pena o investimento, especialmente à medida do crescimento do seu site.
3. Obtenha um logotipo
Um logotipo distinto pode tornar a sua marca instantaneamente reconhecível e ajudar na memória. Novamente, logotipos prontos estão disponíveis online, mas é melhor envolver um designer profissional. Basta mantê-lo simples e memorável.
4. Acerte as palavras escritas
Quem reclama de ortografia desleixada não é nerd gramatical. São potenciais clientes, e são milhões. Se o seu site estiver repleto de erros gramaticais, eles desaparecerão mais rápido do que pode digitar "sem vendas".
Um relatório do Reino Unido mostrou que a receita por visitante de um site DUPLICOU depois corrigirem um erro. Então, a menos que seja um escritor treinado, bem como um empreendedor iniciante, peça a um profissional para escrever e verificar a sua cópia – ou pelo menos um segundo par de olhos para examinar as coisas.
5. Convide os clientes a fornecer feedback
De acordo com uma pesquisa da Bright Local de 2015, 92% dos consumidores agora leem avaliações online de empresas locais. E isto tem um efeito: as lojas que exibem as classificações nos seus sites veem as taxas de conversão aumentarem 270%.
6. Obtenha endereços de e-mail que parecem da empresa
"Contacte jo@widgets.com" apenas sinaliza o facto de que tem uma pequena contagem de funcionários. Em vez disso, escolha um formato de e-mail como inicial.apelido ou nome.apelido. Ainda mais importante, compre este nome de domínio @asuaempresa.com. Nada diz em pequena escala e temporário como um endereço gratuito do Gmail ou do Outlook.
7. Obtenha uma morada corporativa
Se trabalhar na sua garagem, não há necessidade de anunciar o facto ao usar o seu endereço residencial. Na verdade, pode querer dissuadir os clientes que aparecem à meia-noite "como estávamos apenas de passagem". Pode parecer muito maior ao usar um programa de partilha de escritório ou um serviço de caixa de correio. Pode até mesmo configurar vários endereços de correspondência em diferentes territórios ou países.
8. Refine a sua assinatura de e-mail
Adicione o máximo possível de informações de contacto relevantes, incluindo redes sociais. Um aviso de isenção de responsabilidade transmite profissionalismo, mas vá com calma. Dependendo do seu negócio, país de operação e grau de paranóia, um aviso de isenção de responsabilidade por e-mail pode correr para muitos parágrafos de denso e desagradável.
9. Adicione certificados de segurança ao seu site
Pesquisas mostram que 61% dos compradores online cancelaram uma compra por falta de certificados de segurança no checkout.
13. Comece um blogue
Partilhe a sua experiência nas redes sociais. Se tem algo a dizer, as pessoas vão partilhar. Depois de estabelecer uma reputação, até pode ser entrevistado.
14. Utilize VoIP para atender chamadas
As chamadas podem ser facilmente geridas e encaminhadas para si onde quer que esteja, mesmo que seja apenas você e alguns colegas a trabalhar em casa. Então, em vez de vários números, terá apenas um. Pode considerar um número gratuito. Não é tanto o poupar as pessoas do custo de uma chamada, é parecer estabelecido.
15. Use vídeo
Os nossos cérebros processam imagens 6.000 vezes mais rápido do que texto, então não é surpresa que vídeos e álbuns de fotos criem um envolvimento até 180% maior. Mantenha-os curtos, doces e diretos.
16. Crie as suas conexões no LinkedIn
Quanto mais conexões tiver, maior parece. O mesmo se aplica a todas as suas redes sociais, do Facebook e Instagram ao Twitter. Nada diz grande como um grande número de seguidores.
17. Saia e destaque-se
Faça-se ouvir. Se houver uma reunião da indústria, vá. Melhor ainda, voluntarie-se para particpar na palestra. Se se especializa numa determinada área, participe em tudo, mesmo que seja local. Pode escalar rapidamente.
18. Fique de olho no seu nome
Configure um serviço como os Alertas do Google para notificá-lo instantaneamente se alguém mencionar o seu nome ou empresa online. Se elogiarem ou criticarem, vai querer saber mais sobre isso e talvez responder de acordo.
19. Não desista
Deve ter havido momentos em que William Harley e Arthur Davidson se sentaram no seu alpendre frio e desconfortável em Milwaukee, Wisconsin, nos anos 1900, e disseram a si mesmos: 'porque é que nos vamos incomodar – nunca ninguém vai comprar uma das nossas motas!'
Felizmente para o mundo e milhões de proprietários de motas Harley-Davidson, eles perseveraram.
É uma história semelhante com os fundadores da Apple, Microsoft e inúmeros outros nomes conhecidos. Nunca foi garantido que eles encontrariam sucesso. Eles tiveram que trabalhar nisso, às vezes por décadas. Portanto, dê o seu melhor e, se isso falhar, dê um ainda melhor.