Com 2,9 biliões de pessoas ativas no Facebook, 1 bilião de utilizadores que visitam o Instagram todos os meses e um número semelhante a juntar-se à diversão no TikTok1, o alcance global das plataformas de rede social torna-as uma ferramenta de marketing e vendas incomparável para o seu negócio de comércio eletrónico.
São um local para o seu negócio de comércio eletrónico encontrar novos clientes, criar reconhecimento de marca e direcionar o tráfego para o seu site. E o melhor de tudo? São gratuitos!
Se está a começar com o social selling - vendas sociais – ou de facto, já lá está e quer aprimorar a sua oferta – siga estas dicas para uma estratégia de vendas vencedora.
1. Vender nas redes sociais tem tudo a ver com encontrar o seu público
Regra de vendas 101: precisa de estar onde os seus clientes-alvo estão. Existem muitas plataformas de rede social por aí, mas não adianta estar em todo o lado só por causa disso. Deve considerar cuidadosamente o(s) correto(s) para ajudá-lo a alcançar o seu mercado-alvo e contar a história da sua marca da melhor maneira – se a sua PME vende produtos premium voltados para um público mais velho, o TikTok provavelmente não é o melhor canal para si. Este guia fornece algumas dicas.
Se é novo no jogo de redes sociais, o Instagram é um ótimo lugar para começar. A ferramenta de comércio dedicada da plataforma, o Instagram Shopping2, facilita que as PMEs configurem uma montra digital para que as pessoas possam navegar e comprar produtos diretamente das suas fotos e vídeos – não precisar de sair da aplicação para fazer a compra converterá mais vendas. É fácil de usar e irá guiá-lo através do processo. E, como a ferramenta é principalmente sobre conteúdo visual, pode capturar a atenção dos clientes com muitas fotos encantadoras dos seus produtos.
2. Mantenha a marca consistente
Os seus canais de redes sociais devem ser uma extensão perfeita do seu site de comércio eletrónico. Use as mesmas cores, fontes, tom de voz e visuais em todos os pontos de contacto para fortalecer a sua identidade de marca na mente dos clientes.
3. Pense na qualidade em vez da quantidade
Publicar em demasia é algo que existe. As pessoas não querem ser bombardeadas com mensagens de vendas; Em vez disso, deve publicar conteúdo interessante, envolvente e relevante para as necessidades dos seus clientes. Lembre-se, a sua presença nas redes sociais é mais do que fazer uma venda instantânea – há oportunidades valiosas para nutrir relacionamentos com os clientes para criar valor a longo prazo para o seu negócio.
4. Lembre-se: os períodos de atenção são curtos
Somos uma sociedade de scrollers, portanto, certifique-se de que o seu conteúdo escrito seja ágil e direto ao ponto. Para as vendas sociais, priorize visuais – fotos, vídeos e o formato de "stories" das plataformas – para manter as pessoas interessadas.
5. Timing é tudo para uma estratégia de vendas sociais vencedora
Tão importante quanto o que publica é quando publica – quer atingir os seus seguidores com novos conteúdos quando eles estão online. Uma rápida pesquisa no Google sobre este tema mostra muitas teorias conflitantes sobre o melhor momento para publicar mas, em última análise, é uma coisa pessoal e única para cada empresa com base nos hábitos dos seus seguidores.
A melhor estratégia para publicar quando vende nas redes sociais é uma abordagem de tentativa e erro. Com o tempo, a sua análise de rede social ajudará a entender os comportamentos online do seu público – a que horas estão mais ativos em cada plataforma e quanto tempo eles passam lá – e programar o seu conteúdo de acordo. Se o seu público for global, tem a complexidade adicional de diferentes fusos horários para trabalhar, portanto, considere uma ferramenta de agendamento de conteúdo como o Hootsuite3 para automatizar as suas publicações.
6. Converse
A sua presença nas redes sociais não é uma via de mão única. Tem uma oportunidade inestimável de realmente entender as necessidades dos seus clientes – informações que podem ser cruciais para os planos de crescimento futuro do seu negócio. Leia as conversas dos seguidores na sua página, responda aos comentários, faça perguntas e convide a fazerem comentários. A maioria dos algoritmos das plataformas de rede social recompensa a interação, então também melhorará os seus rankings.
7. Compartilhe UGC
Sabia que o conteúdo gerado pelo usuário é 42% mais eficaz do que o conteúdo de marca na conversão de vendas?4 Acompanhe publicações e fotos em que sua empresa foi marcada – se um cliente publicar sobre o seu produto, publique-o novamente nas suas próprias páginas. Este conteúdo parecerá mais autêntico para os potenciais clientes.
8. #GetNoticed
As hashtags são uma maneira crucial de vincular o seu conteúdo com as pessoas para as quais ele será mais relevante. No entanto, não exagere – muitas hashtags num conteúdo escrito podem distrair. Hashtags detalhadas e específicas podem trazer melhores resultados do que termos amplos que correm o risco do seu conteúdo se perder no meio de muitos conteúdos não relacionados. Também pode usar hashtags para pesquisar a concorrência!
10. Criar um calendário de conteúdo
Ao longo do ano, há muitos feriados para o seu negócio lucrar – Dia dos Namorados, Black Friday e Natal, para citar apenas alguns exemplos (óbvios!). Um calendário de conteúdo irá ajudá-lo a preparar e programar as suas campanhas de vendas de rede social com tempo.
Medir, testar e rever
Conheça o Google Analytics. Esta ferramenta é o seu novo melhor amigo na sua jornada para o sucesso de vendas de rede social. O painel de análise gratuito oferece uma ampla gama de dados valiosos sobre o seu site de comércio eletróonico e os seus visitantes, incluíndo:
- Que tráfego veio dos seus canais de rede social
- Quais os canais de rede social têm o melhor desempenho para o seu negócio
- Quantas conversões de vendas sua empresa obtém das redes sociais
- O ROI das suas campanhas de rede social
Depois de ter essas informações, pode ajustar, melhorar e mudar aspetos da sua estratégia de rede social até que ela funcione no nível ideal.