Em que ponto se encontra a sua empresa no seu percurso de sustentabilidade? Como é que se compara com os seus concorrentes? E o que deveria estar a fazer para se manter a par? Este relatório exclusivo tem as respostas...
A logística sustentável já não é apenas uma questão “agradável de ter” para as empresas. Os seus clientes, partes interessadas, funcionários e, potencialmente, investidores estão a examinar cada vez mais as suas práticas ambientais, sociais e de governação (ESG) como uma medida crítica de valor e credibilidade a longo prazo.
As empresas que adoptam os princípios ESG não estão apenas a reduzir a sua pegada de carbono, mas também a melhorar a reputação da sua marca, a obter uma vantagem competitiva e a assegurar o crescimento financeiro a longo prazo.
Para explorar mais, a DHL Express conduziu um inquérito aprofundado com PMEs em todo o mundo, explorando as suas abordagens à sustentabilidade; o grau de prioridade que esta tem na sua estratégia empresarial, a sua vontade de investir numa logística de baixas emissões, os maiores desafios que enfrentam ao fazê-lo e a evolução das expectativas dos seus próprios clientes.
Este relatório reúne os principais resultados e partilha medidas acionáveis que a sua empresa pode tomar para melhorar a sustentabilidade da sua própria logística.
A sustentabilidade é importante: Inquérito global da DHL Express sobre as pequenas empresas
Foram inquiridos mais de 5.000 decisores de PME, em 11 mercados: Reino Unido, França, Alemanha, Países Baixos, Austrália, China, Singapura, Japão, México, Canadá e Índia. As PME abrangeram nove setores industriais - retalho, bens de consumo, serviços profissionais, engenharia, moda, tecnologia, produtos químicos, ciências da vida e cuidados de saúde e serviços financeiros - para dar uma visão abrangente da relação entre a sustentabilidade e as PME.
7 pontos principais:
A sustentabilidade é uma prioridade fundamental para as empresas
Pelo menos dois terços das PME de todos os setores inquiridos afirmaram que a sustentabilidade é “muito importante” ou “extremamente importante” para elas. O setor dos serviços financeiros e o setor da moda foram os que mais concordaram com esta afirmação - 81% dos inquiridos em cada grupo responderam desta forma.
A maioria das PME tem relutância em investir na sustentabilidade
Apesar da compreensão generalizada da importância da questão, muitas PME estão relutantes em afetar qualquer orçamento sério à sustentabilidade. A maioria (53%) só está disposta a investir 1-3% do seu orçamento operacional em soluções sustentáveis. Apenas 9% investirão mais de 5%, enquanto 16% não investirão nada.
China e Índia emergem como líderes em sustentabilidade
Podem ser conhecidos como gigantes mundiais da indústria transformadora e da exportação, mas as PME destas regiões estão a inclinar-se para práticas logísticas sustentáveis. 72% das PME chinesas e 59% das PME indianas afirmaram que a sustentabilidade é “extremamente importante” para a sua atividade - contra uma média global de 35%. No outro extremo da escala, apenas 16% das PME japonesas afirmaram o mesmo.
As PME não têm confiança na procura de transportes sustentáveis por parte dos clientes
Globalmente, apenas 23% das PME acreditam que os seus clientes estariam “muito” ou “extremamente” dispostos a pagar mais por um transporte sustentável. Ao analisar os resultados a nível nacional, a confiança é notavelmente mais elevada entre as PME da Índia e da China, onde 51% e 47%, respetivamente, acreditam que os seus clientes estariam dispostos a fazê-lo.
Garantir o apoio interno e do cliente é um dos principais desafios para as PME
Quando questionadas sobre os desafios que enfrentam para atingir os seus objetivos de sustentabilidade, a principal preocupação para a maioria das PME em todos os mercados foi conseguir a adesão interna e dos clientes. Este facto foi particularmente prevalecente na Alemanha, onde 74% das PME sentiram o mesmo.
A indústria da moda desafia os estereótipos
Apesar de pertencerem a uma indústria que é frequentemente alvo de uma imprensa negativa em relação aos seus processos de fabrico, a maioria das PME do setor da Moda é fortemente a favor da sustentabilidade. 81% dos inquiridos do setor afirmaram que é “muito importante” ou “extremamente importante” para o seu negócio. 78% afirmaram que consideram que a oferta de opções de entrega sustentáveis poderia melhorar a imagem da sua marca (“em certa medida/em grande medida/muito grande”).
O setor dos serviços financeiros está na era da sustentabilidade
As PME do setor dos serviços financeiros foram as que mais afirmaram que a sustentabilidade é “extremamente importante” para o seu negócio (43%). Foram também as mais dispostas a afetar um orçamento operacional a práticas de sustentabilidade (88%) e as mais propensas a considerar que a oferta de opções de fornecimento sustentáveis poderia conduzir a um maior sucesso comercial (47% “em grande/ muito grande” medida).
Com as PME a dar cada vez mais importância à logística sustentável, a DHL está a investir em soluções para as ajudar a atingir os seus objetivos. Estratégia 2030: “Acelerar o crescimento sustentável” é o compromisso da DHL para apoiar os clientes na descarbonização das suas cadeias de abastecimento, com soluções líderes no setor, como o GoGreen Plus.
Orgulhamo-nos de manter a maior frota de veículos elétricos no setor da logística e de alcançar a maior quota de combustível de aviação sustentável entre todas as companhias aéreas a nível mundial em 2023. O investimento em logística de baixas emissões, que antecipa a procura futura do mercado, irá materializar-se numa vantagem competitiva, uma vez que estas soluções de transporte estão a tornar-se cada vez mais importantes para os nossos clientes.
- Tobias Meyer, CEO do Grupo DHL
Explore o inquérito em mais pormenor e obtenha informações valiosas para reforçar a estratégia de sustentabilidade da sua empresa.
Faça o seu negócio crescer com a DHL Express
Faça o seu negócio crescer com a DHL Express
Pronto para tornar seu negócio mais sustentável? Com uma conta DHL Express, pode tirar partido do nosso compromisso partilhado com a logística de baixas emissões, incluindo combustível sustentável para aviação (SAF) para entregas internacionais.
Abrir conta