As cadeias de logística nunca tiveram um papel tão importante como hoje em dia num mundo totalmente globalizado. É a logística que movimenta os bens de que todos precisamos, seja para trabalhar, seja para uso pessoal, e por isso é através dela que conseguimos conectar negócios e pessoas, respondendo às suas necessidades e melhorando as suas vidas. Com o passar dos anos, as empresas estão a transformar a logística num processo silencioso e de back-office, tornando-a num ativo estratégico que permite a criação de valor nos negócios. Por outro lado, os visionários da tecnologia estão ativamente a identificar e implementar soluções inovadoras no setor da cadeia de logística, no mundo inteiro e de forma transversal às várias indústrias.
O “DHL Logistics Trend Radar” é o relatório anual da DHL que elenca as tendências emergentes e disruptivas na indústria da logística. Neste relatório são apresentadas as principais tendências em quatro grandes áreas: tecnologia, sociedade, meio ambiente e negócios. Cada área apresenta um conjunto de tendências que estão a moldar a indústria de logística e que vão continuar a assumir um papel de destaque ao longo dos próximos ano.
Continue a ler este artigo para ficar a conhecer algumas das novas tendências da cadeia logística para 2023.
1 – Digital Twins: a realidade é que a tecnologia está cada vez mais presente e mais forte na indústria de logística. Esta tecnologia permite a criação de uma cópia digital de um objeto físico ou até de um processo operacional ou industrial. O objetivo passa por modelar, simular e otimizar operações, de forma digital e por isso mais eficiente em termos de tempo e de custo, facilitando a inovação e introdução de melhorias em equipamentos ou processos.
2 – New Mobility: os transportes estão a mudar para privilegiarem a energia verde, tal como tem feito a DHL Express. É neste contexto que temos vindo a aumentar a nossa frota de veículos elétricos como sendo uma alternativa mais sustentável em relação aos veículos movidos a combustível fóssil. A indústria automóvel está no meio de uma mudança radical e a adaptação das empresas da cadeia de logística ao setor é fulcral para o desenvolvimento e melhoria dos serviços
3 – Mindful Logistics: a preocupação com o meio ambiente é uma temática que tem vindo a ganhar cada vez mais destaque, tanto para os clientes, como também para os operadores da cadeia de logística como a DHL. Indo ao encontro desta tendência, a DHL Express continua a adotar práticas cada vez mais sustentáveis, com vista à redução de emissões de gases de efeito de estufa, a gestão de resíduos e a redução da utilização dos materiais de embalagem. A realidade é que estas práticas, além de pouparem o planeta, podem melhorar a reputação das empresas e atrair clientes que valorizam a sustentabilidade. Não se esqueça que as ações de hoje são o futuro de amanhã, por isso é importante pensarmos também no médio e longo prazo;
4 – New Technologies : as tecnologias digitais estão a transformar a forma como as empresas interagem com os seus clientes e com os seus fornecedores. As empresas de logística, como é o caso da DHL Express, estão a adotar plataformas que permitem oferecer serviços de entrega cada vez mais rápidos e eficientes, permitindo acompanhar todos os dados de cada envio em tempo real. É desta forma que estas ferramentas podem ajudar as empresas a melhorar os seus níveis de eficiência e aprimorar a experiência para os clientes. A grande vantagem competitiva desta tecnologia é que permite que as empresas se tornem mais ágeis e responsivas às exigências dos mercados atuais.
5 – Blockchain: o blockchain é uma tecnologia que permite a criação de um registo digital seguro e autêntico, que pode ser utilizado para efetuar transações relacionadas com as suas encomendas. O blockchain pode melhorar a transparência, a segurança e também a eficiência da cadeia de logística, permitindo reduzir eventuais erros e fraudes.
A DHL Express acredita plenamente que a entrega de inovação só pode ser alcançada com a ajuda de três fatores cruciais:
1 – Estar perto dos clientes: cultivamos conversas e opiniões honestas com os nossos clientes sobre as estratégias de negócio, necessidades futuras e problemas que necessitem da nossa atenção. Só ao ouvirmos os nossos clientes é que conseguimos alcançar relações de confiança e duradouras com os mesmos;
2 – Estar perto da tecnologia: como já tivemos oportunidade de verificar ao longo do artigo, as tendências tecnológicas para o setor da cadeia de logística estão a mudar constantemente e é preciso estarmos conectados com as mesmas para conseguirmos responder às exigências dos mercados atuais. Estamos na vanguarda da tecnologia emergente e da inovação da cadeia de distribuição, o que nos permite identificar e co-criar soluções ainda mais vantajosas para os nossos clientes;
3 – Estar perto das operações: aproveitamos a operação global da DHL para melhorar a eficiência, qualidade e segurança dos processos. O tempo significativo que passamos no local com os colaboradores a analisar e estudar novas soluções traduz-se numa vantagem competitiva para os nossos clientes, mas também para os nossos colaboradores.
Para colocarmos em prática tudo o que foi falado anteriormente, a DHL tem 4 centros de inovação, localizados na Alemanha, Singapura, Estados Unidos e nos Emirados Árabes Unidos. Estes centros são indispensáveis para conseguirmos liderar o futuro das cadeias de logística e impulsionar a inovação centrada no cliente, em cada parte do mundo.
A DHL Express é o futuro do setor da logística. Envios rápidos, seguros e com máximo de eficiência possível para garantirmos o sucesso das suas encomendas internacionais. Conte com a experiência da DHL Express.