Portugal
#PequenasEMédiasEmpresas

Varsity Headwear x DHL: o que acontece quando a moda desacelera

Anna Thompson
Anna Thompson
Descubra a equipe de conteúdo
5 min de leitura
Partilhar em
facebook sharing button
linkedin sharing button
Smart Share Buttons Icon Partilhar

Uma colaboração única entre a DHL e uma marca de "slow fashion" irá agradar tanto a fashionistas como a compradores amigos do ambiente. E tudo nasceu de um desejo de tornar o comércio eletrónico mais sustentável...

Black DHL branded cap

A marca norueguesa Varsity Headwear estabeleceu uma parceria com a DHL para produzir um boné de basebol único. O que, à primeira vista, parece ser um simples boné de basebol preto tem, de facto, um significado muito mais profundo. Todos os componentes deste boné de edição especial, incluindo a logística e o transporte, foram cuidadosamente pensados para minimizar a sua pegada de carbono. É moda com consciência e tem uma história para contar...

A Varsity Headwear foi fundada pelos irmãos Alex e Sebastian Adams. Como todas as grandes histórias de empreendedorismo, a ideia da empresa nasceu de uma paixão genuína - neste caso, uma paixão por bonés de basebol. Quando não conseguiram encontrar no mercado o produto com a qualidade que procuravam, decidiram fazer os seus próprios bonés - com uma disposição especial: "Não queríamos usar um grande logótipo na testa. Essa é a base", diz Sebastian. Em vez disso, a marca centra-se no trabalho artesanal, utilizando os melhores materiais e garantindo um ajuste de qualidade superior.

Esta abordagem que coloca a qualidade em primeiro lugar tornou-se rapidamente o PVE (proposta de venda exclusiva) da Varsity Headwear. "Somos uma marca de moda lenta; fazemos negócios à moda antiga. Temos uma visão a longo prazo, investindo nos nossos produtos para o futuro", explica Alex.

"Ao longo dos anos, aprendemos que a parte central da sustentabilidade é fabricar produtos de qualidade que durem mais tempo", acrescenta Sebastian.

Estabelecer uma marca

Os irmãos começaram por vender os seus bonés a amigos e familiares antes de abrirem lojas em Oslo e St. Tropez. A marca começou a fazer ondas, mas nem tudo foi fácil, especialmente quando lançaram o seu próprio site. "O maior desafio do comércio eletrónico é que as pessoas pensam que é fácil", explica Sebastian. "Mas não há atalhos. Abrir uma loja online ao acaso e esperar que as pessoas nos encontrem é difícil com tanta concorrência."

O seu conselho é manter a experiência do cliente no centro do negócio. "Trabalhem arduamente para atrair os clientes para o vosso site, mas trabalhem ainda mais para satisfazer os que chegam. A repetição do cliente é muito importante para a nossa marca, por isso temos de cumprir todas as partes da experiência do cliente." Isto inclui a entrega, algo que Sebastian diz que outras empresas frequentemente negligenciam.

"Embalamos e enviamos tudo a partir do nosso próprio armazém, pois acreditamos que a experiência física começa com a entrega, por isso investimos realmente nisso." Isto inclui adicionar uma nota personalizada a cada encomenda - um toque importante para uma pequena empresa que procura construir uma base de clientes fiéis.

A estratégia está a dar resultado: os irmãos partilham histórias de muitos dos seus clientes que se tornaram grandes colecionadores dos seus bonés. E há um novo que se vai juntar às suas coleções em breve...

Varsity Headwear x DHL

A Varsity Headwear está sediada na Noruega,  um país escandinavo conhecido pela sua paisagem deslumbrante de montanhas, glaciares e fiordes. Com uma população de pouco mais de 5 milhões de habitantes, Alex e Sebastian sabiam desde o início que teriam de implementar uma estratégia global para prosperar.

"Uma parte consciente da nossa estratégia é oferecer envios gratuitos", afirma Sebastian. "Inicialmente, pode ter impacto nas margens, mas tem benefícios a longo prazo: sabemos que se conseguirmos que os clientes comprem um boné, ficarão satisfeitos, comprarão mais e dirão aos amigos."

Atualmente, 50% do negócio da Varsity Headwear está sediado fora da Noruega. A parceria com a DHL ajudou a marca a encontrar novos mercados em todo o mundo - e a garantir uma expedição rápida para esses clientes. Mas para uma empresa tão consciente do seu impacto ambiental, como é que conseguiu manter-se fiel aos seus valores enquanto crescia internacionalmente?

Em 2020, a empresa efetuou uma análise completa das emissões de carbono das suas operações. "Vimos que uma parte substancial das nossas emissões provinha da logística e do transporte", diz Sebastian. "Queríamos enfrentar este problema, e não escondermo-nos dele, por isso aproveitámos a oportunidade de trabalhar com a DHL para aprendermos uns com os outros e melhorarmos."

"Somos neutros em termos de carbono através da compensação e estamos agora a trabalhar no sentido da inserção. Tem sido interessante aprender mais sobre a iniciativa GoGreen da DHL e o projeto SAF para a inserção das emissões dos aviões." Este último é um acordo histórico assinado entre a DHL Express, a BP e a Neste em 2022, para fornecer ao líder de logística mais de 800 milhões de litros de combustível de aviação sustentável até 2026 - uma medida que deverá poupar mais de dois milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono ao longo do ciclo de vida do combustível de aviação.

Outra parte da solução reside na redução da taxa de devoluções da Varsity Headwear. O seu site de comércio eletrónico incentiva os clientes a verificarem o tamanho da sua cabeça antes de comprarem um boné, encomendando uma fita métrica gratuita - ou, melhor ainda, visitando uma das lojas físicas da marca para experimentarem um boné pessoalmente. "Isto envolve o cliente no nosso percurso de sustentabilidade, convidando-o a pensar também no seu impacto", explica Alex.

Black DHL branded cap

Mais do que apenas um boné

Dando continuidade a esta parceria de sucesso, surgiu a ideia de desenvolver um desafio de conceito de produto: combinar as especialidades individuais da DHL e da Varsity Headwear para criar o boné mais sustentável possível.

"Esta não é uma colaboração típica em que se limita a colocar um logótipo num novo produto", afirma Alex. "A nossa motivação para o projeto era desafiarmo-nos a nós próprios e melhorar os nossos processos." Isso envolveu a análise de cada etapa do percurso de produção - desde o fabrico e materiais até ao transporte e logística - e depois ultrapassar os limites para encontrar melhores formas de fazer as coisas.

O boné finalizado é um design preto elegante com apenas uma breve referência à DHL através de uma tira ajustável às riscas vermelhas e amarelas na parte de trás. "A soma de todos os componentes que o compõem é a história interessante", explica Alex.

De facto, todos os detalhes do boné foram conscienciosamente concebidos. 67% do produto é feito de resíduos plásticos reciclados, incluindo o Seaqual, um material inovador reciclado a partir de plástico retirado dos oceanos. A produção foi transferida para a Estónia para reduzir a distância de Portugal, onde o tecido é adquirido - uma decisão que ajudou a empresa a reduzir as suas emissões de transporte em 80,5%.

A forma suave dos bonés permite que sejam embalados em caixas de transporte mais pequenas, poupando espaço durante o transporte, enquanto cada um é acompanhado por um estojo rígido e reutilizável para o proteger e prolongar a sua vida útil. Apenas 200 destes bonés únicos foram produzidos, mas o seu legado é muito maior - um símbolo do que pode ser alcançado quando a moda "abranda".

"O nosso principal objetivo era desenvolver e crescer como empresa, mas também esperamos poder ser uma influência positiva para outras marcas e consumidores em matéria de sustentabilidade", afirma Alex.

Sebastian concorda, acrescentando algumas palavras finais sobre os seus objetivos pessoais: "Ter orgulho na marca e nos nossos produtos, mantermo-nos fiéis aos nossos próprios valores e fazer parte da solução." Com a DHL, a Varsity Headwear está a conseguir fazer exatamente isso.

Procura um parceiro de confiança para tratar do transporte internacional do seu negócio? Abra já uma conta DHL Express para a sua Empresa.