Impulsione o Crescimento do Seu Negócio com a Newsletter Discover
Conselhos e insights sobre logística diretamente no seu e-mail
Subscrever Agora
As empresas que adotam embalagens sustentáveis minimizam o seu impacto no ambiente, melhoram a sua imagem de marca e reduzem os seus custos.
Adota a simplicidade e uma abordagem "menos é mais" - reduzindo o desperdício ao eliminar embalagens desnecessárias e excessivas, concentrando-se, em vez disso, num design simplificado.
A rejeição da cultura da utilização única e do deitar fora, a reutilização promove materiais robustos que podem ser utilizados repetidamente.
Muitas vezes fabricadas a partir de plantas, as embalagens biodegradáveis decompõem-se naturalmente, normalmente no prazo de um ano após a eliminação.
Os consumidores ecologicamente conscientes estão a impulsionar grande parte da tendência - 82% estariam dispostos a pagar mais por embalagens sustentáveis1.
O plástico pode demorar entre 20 e 500 anos a decompor-se2, mas estes materiais constituem uma alternativa sustentável:
Fabricado a partir de materiais renováveis, como o amido de milho e a cana-de-açúcar, decompõe-se naturalmente num ambiente controlado, o que o torna uma alternativa amiga do planeta ao seu equivalente em petróleo. A maioria dos tipos de papel e cartão são biodegradáveis, uma vez que são feitos de polpa de madeira. O papel pode normalmente ser reciclado 5 a 7 vezes antes de as fibras se tornarem demasiado curtas(3).
Fabricado a partir de produtos de papel reciclado, como papel de jornal e cartão, e é biodegradável. É feito mergulhando os materiais em água e depois moldando-os na forma desejada.
As suas qualidades duráveis e resistentes ao calor fazem dele um material ideal para embalagens de alimentos.
Feita de resíduos agrícolas unidos por micélio - uma substância encontrada nas raízes dos cogumelos.
Podem ser colhidas com um impacto ambiental mínimo, para produzir um produto sustentável e biodegradável.
Nas cadeias de abastecimento, os recipientes reutilizáveis (e as caixas, caixotes e paletes) proporcionam muitas vantagens às empresas:
No que respeita ao consumidor final, existem vários modelos de embalagens reutilizáveis:
Devolução de embalagens: os consumidores devolvem as suas embalagens vazias a uma marca para serem limpas e reutilizadas ou recicladas.
Recarga em casa: os consumidores guardam os seus recipientes reutilizáveis e recebem as recargas através de um serviço de subscrição.
Recarga on the go: os consumidores recarregam os seus recipientes reutilizáveis através de um sistema de distribuição na loja.
Prevê-se que o mercado global de embalagens reutilizáveis e recarregáveis cresça mais de 7 mil milhões de dólares até 20294, impulsionado pela procura de opções mais sustentáveis por parte dos consumidores.
O mundo produz 141 milhões de toneladas de embalagens de plástico por ano5 - grande parte das quais vai parar aos aterros, onde demora centenas de anos a decompor-se. Mas existem algumas alternativas inovadoras:
São normalmente fabricados com amido de milho e fibras de bambu.
Fabricado a partir do bagaço, um material fibroso seco que sobra da cana-de-açúcar após a extração do sumo.
Fabricado a partir de fibras de celulose encontradas nos caules da planta - um recurso renovável.
Sabe-se que os anéis de plástico dos packs de cerveja estrangulam a vida marinha. Mas nos EUA, a Saltwater Brewery6 utiliza um material compostável feito de restos de cevada e trigo.
A Notpla7 desenvolveu uma alternativa interessante às garrafas de água de plástico - uma "bolha" de água comestível com um invólucro de algas marinhas que os utilizadores podem consumir inteiras.
O papel e o cartão constituem uma parte essencial das embalagens do comércio eletrónico e constituem uma alternativa sustentável ao plástico:
As vantagens da utilização de embalagens de papel/cartão incluem:
As compras online geram 4,8 vezes mais embalagens do que as lojas físicas10 , o que torna a redução dos resíduos uma questão fundamental para qualquer empresa de e-commerce que pretenda melhorar as suas credenciais de sustentabilidade. Há muitas estratégias que a sua empresa pode adotar para reduzir os resíduos de embalagens:
As embalagens inteligentes de última geração estão a ajudar as empresas a melhorar a sustentabilidade das suas cadeias de abastecimento:
Utilizado pela indústria alimentar para medir a temperatura e a atmosfera dentro da embalagem. Isto garante os padrões de segurança alimentar e minimiza o desperdício no caso de artigos perecíveis.
Incorpora aditivos para manter ou prolongar a qualidade do produto e o prazo de validade. Exemplos incluem películas de controlo e revestimento antimicrobiano - materiais que podem aumentar a frescura do conteúdo.
Incorpora etiquetas com elementos digitais, como chips RFID (identificação por radiofrequência) e códigos QR. Estes podem armazenar informações sobre o produto para os consumidores (reduzindo a necessidade de etiquetas de plástico). Além disso, podem rastrear o produto ao longo da cadeia de abastecimento, desde a produção até à eliminação, captando dados valiosos que as empresas podem utilizar para identificar e reduzir as áreas de desperdício de recursos.
Há mais para gerir um negócio sustentável do que mudar para embalagens ecológicas (embora seja um grande passo!) Com uma Conta Empresarial DHL Express, terá acesso a uma gama de soluções de envio ecológicas dedicadas.