#Logística

Um guia completo para os códigos HS

DHL Express
DHL Express
3 min
Partilhar em
facebook sharing button
linkedin sharing button
Smart Share Buttons Icon Partilhar
Este artigo aborda
Este artigo aborda
Significado do código HS
Como encontrar um código HS para expedição internacional
Perguntas frequentes sobre o código HS

O desalfandegamento tem-se tornado cada vez mais complexo ao longo dos anos, à medida que a explosão de mercadorias enviadas através das fronteiras se diversifica. Para evitar que as suas encomendas sofram atrasos na alfândega, é necessário fornecer dados exatos, o que implica uma listagem pormenorizada dos produtos que envia. O código do Sistema Harmonizado (ou código HS) foi concebido para etiquetar todas as mercadorias existentes com um pormenor preciso, facilitando a identificação dos produtos a nível internacional. 

O que é um código HS? 

Os códigos do Sistema Harmonizado (HS) são um identificador único para classificar o tipo exato de mercadorias que está a enviar.

Os códigos HS foram criados pela Organização Mundial das Alfândegas e são reconhecidos internacionalmente em quase todos os países. Uma vez que as alfândegas e os organismos governamentais dispõem agora de um ponto de referência comum para instituir regulamentos baseados nas classes do HS, podem criar uma norma para abordar cada categoria do HS da mesma forma. Isto, por sua vez, cria uma estrutura de importação/exportação mais organizada e uma boa orientação para os países que pretendem implementar novos regulamentos.

 Como encontrar o código HS 

A responsabilidade de fornecer o código HS é sempre do expedidor, pelo que terá de efetuar uma pesquisa de código harmonizado quando efetuar o envio. Pode encontrar o código HS para o seu produto através do website do governo do seu país, ou utilizando o MyGTS da DHL Express.

Como obter o código HS de um produto 

A estrutura de cada Sistema Harmonizado é composta por seis dígitos. Os dois primeiros dígitos identificam o capítulo em que se insere o código HS. Há um total de 21 capítulos; cada capítulo fornece uma descrição para generalizar a categoria. Os quatro dígitos seguintes incluem a posição e a subposição do capítulo. 

Os países da ASEAN seguem a Nomenclatura Pautal Harmonizada da ASEAN (AHTN) - em que os primeiros seis dígitos continuam a ter como referência os códigos HS internacionais - mas existem dois dígitos adicionais no final que subdividem as subposições. As mercadorias expedidas no interior da ASEAN utilizam normalmente a classificação AHTN de oito dígitos, mas os códigos HS de seis dígitos também são considerados válido.

Como utilizar o código HS 

As empresas são encorajadas a indicar o código HS nos seus documentos de expedição para garantir um modo de desalfandegamento sempre uniforme. Existem milhares de códigos HS diferentes, mas cada mercadoria é subdividida em descrições muito específicas. 

No exemplo apresentado abaixo, existem categorias para camisas de homem feitas de algodão, camisas de homem feitas de fibras sintéticas e camisas de homem feitas de outros têxteis - a lista continua, totalizando cerca de 10 códigos diferentes para o artigo “camisa”.

Em alguns casos, certas mercadorias podem conter códigos sobrepostos, em que se aplicam dois ou mais códigos. Nesses casos, o expedidor só precisa de selecionar um - normalmente o mais próximo possível do artigo real. 

Os serviços aduaneiros de quase todos os países já terão definido diferentes regulamentos com base em diferentes classificações. Quando se inclui o código incorreto, pode haver o risco de impostos e taxas não intencionais, maiores restrições à importação ou, na pior das hipóteses, a rejeição da entrada no país de destino.

Embora não seja necessário indicar o código HS do seu produto em nenhum dos documentos, é sempre recomendável indicá-lo na sua fatura para dar uma representação clara e precisa do conteúdo do seu envio, especialmente se o artigo que está a enviar for muito técnico. Utilizemos o exemplo de “Peças de televisão” como descrição na sua fatura. Embora o termo para explicar o produto seja simples, as peças de televisão podem ser divididas em muitas categorias diferentes, consoante os aspetos técnicos do componente. Para definir com exatidão a peça que está a enviar, seria necessário um código HS para rotular claramente o artigo.

 

Perguntas frequentes sobre o código HS

O código HS significa código do Sistema Harmonizado.

Um código HS é uma classificação mundialmente reconhecida de um produto comercializado, através de um sistema de nomes e números.

Os primeiros seis dígitos de um código HS são normalizados a nível mundial pela Organização Mundial das Alfândegas. Isto assegura uma base comum para a classificação de mercadorias a nível internacional. No entanto, alguns países, como os da APAC, podem acrescentar dois dígitos adicionais para classificações mais específicas na sua região.

R: Os códigos HS incorrectos podem dar origem a vários problemas:

  • Taxas e impostos imprevistos: O seu envio poderá estar sujeito a taxas mais elevadas ou inesperadas.

  • Restrições de importação: O produto pode estar sujeito a regulamentos de importação mais rigorosos do que os previstos.

  • Atrasos ou rejeição da remessa: Na pior das hipóteses, os funcionários da alfândega podem atrasar ou mesmo rejeitar o seu envio.

R: Embora não seja estritamente obrigatório, é altamente recomendável. Fornecer o código HS na sua fatura e noutros documentos de expedição assegura um desalfandegamento preciso, minimiza os atrasos e ajuda a evitar potenciais problemas com taxas e impostos.

R: A Organização Mundial das Alfândegas revê e actualiza os códigos do Sistema Harmonizado (HS) de cinco em cinco anos para refletir as alterações tecnológicas, os padrões comerciais e os produtos emergentes.

R: Se tiver dificuldade em identificar o código HS correto, pode fazê-lo:

  • Consulte a Autoridade Aduaneira do seu País: Estas fornecem frequentemente recursos e orientações.

  • Use Ferramentas Online de Pesquisa de Código HS: Muitas ferramentas online, incluindo o Classificador Interativo da DHL Express, podem ajudá-lo a encontrar o código correto.

  • Procure aconselhamento da DHL Express: Nossos especialistas internacionais são peritos em regulamentos alfandegários e podem ajudá-lo a organizar toda a sua papelada - solicite uma conta hoje.

R: Sim, os códigos HS são utilizados universalmente para classificar as mercadorias no comércio internacional, quer sejam importadas para um país, quer sejam exportadas.

R: Embora ambos sejam utilizados para classificar mercadorias, os códigos HS são utilizados a nível internacional, enquanto os números da lista B são específicos dos Estados Unidos e são utilizados para exportar mercadorias.

R: Não, cada produto deve ter o seu próprio código HS único que reflicta com precisão as suas caraterísticas e composição.

O que é que a DHL Express oferece? 

A DHL Express lida com milhares de documentos, pacotes e cargas todos os dias. A sua rede global de especialistas internacionais conhece bem os regulamentos alfandegários e as variações do código HS para que cada envio chegue ao seu destino sem atrasos. Quer esteja a importar ou a exportar, abrir uma conta DHL Express significa que todos os problemas alfandegários serão tratados por si, para que se possa concentrar no negócio das vendas!