O seu negócio está a correr bem e quer expandi-lo para o comércio internacional, mas tem dúvidas em relação à logística neste processo? A DHL Express preparou um guia para o ajudar no que toca à questão: como calcular o preço de envios internacionais?
1. Escolher o tipo de serviço de envio
É necessário saber se o tipo de serviço de que necessita é ajustável a algumas das nossas soluções standard ou se precisa de um serviço à medida, seja por tempo de entrega, tipo de mercadoria ou condições de receção.
2. Calcular o peso do envio
O peso do envio é um dos fatores principais que determinará o custo do serviço.
Este cálculo implica saber o peso real e o peso volumétrico. São pontos-chave para a manipulação, transporte e o espaço que a mercadoria ocupará nos meios de transporte utilizados no seu envio.
O cálculo do peso volumétrico obtém-se de forma muito simples:
COMPRIMENTO x LARGURA x ALTURA (cm3) / 5.000 = Peso volumétrico (Kg)
Este será um dos dados que será sempre pedido quando solicitar uma recolha.
3. Determinar o país e zona de destino
A distância do destino e os acordos de comercialização também determinam o preço final. No caso da DHL esta informação é essencial para sabermos se é um dos 220 países onde estamos presentes e contamos com serviços próprios e para se preparar toda a documentação necessária para a saída e entrada de uma mercadoria estrangeira. É ainda necessária para se conhecerem os requisitos aduaneiros do país e os encargos de impostos e taxas a serem cobertos pelo remetente ou pelo destinatário.
4. Conhecer a tarifa de envio
Obtendo todos os dados anteriores (serviço, peso volumétrico, peso real e destino) é calculado o preço de envio com a DHL. Este inclui:
- Aconselhamento para seleção do tipo de envio ideal para cada negócio e produto;
- Serviço porta-a-porta;
- Tempo de trânsito e entrega definidos desde o início;
- Ferramentas para realizar o seguimento online, à disposição de todas as partes envolvidas.