Portugal
#eCommerce

Faça a sua caixa de pesquisa trabalhar mais

DHL Express
DHL Express
7 min de leitura
Partilhar em
facebook sharing button
linkedin sharing button
Smart Share Buttons Icon Partilhar
Boy looking at a cityscape through a telescope

Em 2005, a caixa de pesquisa na Amazon era um retângulo pequeno num canto da sua página inicial. Hoje, há poucas chances de ser perdido. A mudança de tamanho e destaque reflete uma transformação na forma como as pessoas usam os sites de e-commerce.

Enquanto antes se esperava que as pessoas encontrassem o que procuravam principalmente através do menu de navegação de um site, agora elas vão diretamente para a caixa de pesquisa.

A maioria das empresas de comércio eletrónico PRECISA de uma função de pesquisa

Graças ao Google, Amazon e e-Bay, os sites de comércio eletrónico dependem de que os visitantes estejam cada vez mais confortáveis ao usar a pesquisa para localizar rapidamente exatamente o que procuram. Considere as enormes melhorias tecnológicas que tornam o uso da pesquisa muito mais intuitivo para os clientes – e muito mais útil para os retalhistas de comércio eletrónico – e pode ver porque é que a caixa de pesquisa provavelmente será um fator obrigatório no seu site.

O que uma caixa de pesquisa pode trazer para o seu negócio de comércio eletrónico:

Mais vendas

As pessoas raramente usam a pesquisa para navegar na sua loja. Eles procuram algo específico. Uma pesquisa no site eficaz irá ajudá-los a encontrá-lo mais rapidamente.

Maior conversão

Um estudo com 21 sites de comércio eletrónico mostrou que os visitantes que usam a pesquisa converteram em 4,63% contra a média dos sites de 2,77% – tornando-a quase duas vezes mais eficaz.

Person at a laptop purchasing an item online with phone and credit card in hand

Mais confiança

Os clientes que desfrutam de uma experiência positiva do seu recurso de pesquisa provavelmente passarão mais tempo no seu site – e terão mais chances de voltar.

Mais conhecimento

Analisar os dados sobre o que as pessoas procuram pode fornecer grandes insights sobre as necessidades e o comportamento dos consumidores. Um retalhista de roupa notou as pessoas a procurar por "macacão" no seu site (isto foi quando muitas pessoas nunca tinham ouvido falar da palavra). A empresa fez algumas pesquisas, começou a adicionar o artigo, adicionou a palavra-chave e faturou mais de US$ 90 mil.

Hands holding an illuminated bulb

O seu negócio pode prosperar sem uma caixa de pesquisa?

Para os retalhistas de comércio eletrónico com opções de produtos únicas ou limitadas, uma caixa de pesquisa seria uma confusão desnecessária. A falta de um não parece ter prejudicado a retalhista de colchões Casper, de US$ 550 milhões.

Mesmo que a sua gama de produtos seja bastante ampla, com diferentes tamanhos, estilos e cores, poderia potencialmente sobreviver e prosperar sem o omnipresente símbolo da lupa. Mas...

A sua navegação só precisa de ser impecável

Se a navegação é boa, ou seja, muito boa, muitas vezes é mais rápido para os visitantes clicar num link com um termo que reconhecem do que escrever o termo de pesquisa e esperar que eles acertem a ortografia. Os "compradores de montras" usam menus e links para verificar o que oferece, em vez de escrever o nome de um produto.

Se vai confiar apenas na navegação, existem algumas regras do tipo "faça ou morra":

Coloque a barra de navegação onde as pessoas podem ver imediatamente

Quer que esteja em cima? Tudo bem. Basta mantê-la em todas as páginas. No mesmo estilo, cores e as mesmas palavras na mesma ordem. As pessoas odeiam a incoerência.

Não faça isto

O quê? Ser vago. Use termos descritivos (e adequados para SEO), como ‘Acessórios’ em vez de ‘Outros’.

Limite os seus links de navegação a sete

Os especialistas definiram sete como sendo o número máximo de artigos do menu antes que as pessoas cedam ao cansaço das escolhas. Seis é melhor; cinco pode muito bem ser o ideal.

Deixe os utilizadores saberem onde estão

Os utilizadores podem visitar uma página de submenu no seu site a partir de fontes externas. "Breadcrumbs" vão ajudá-los a orientarem-se.

A compass held aloft against a natural backdrop