O Dia dos Solteiros está destacado no seu calendário de e-commerce? Devia estar - embora tenha tido origem na China, tornou-se no maior evento de compras online do mundo. Aqui está tudo o que precisa de saber sobre o Dia dos solteiros a 11 de novembro - e como ganhar dinheiro.
O que é o Dia dos Solteiros?
Não se preocupe com o Dia dos Namorados, os solteiros também querem divertir-se! O Dia dos Solteiros, a 11 de novembro (11/11 - todos os solteiros!), teve origem na China, concebido por um grupo de solteiros universitários que queriam um feriado dedicado a celebrar a sua solteirice. Depois, em 2009, ao detetar uma oportunidade, o principal mercado de comércio eletrónico da China, o Alibaba, começou a comercializar o Dia dos Solteiros como um evento especial de vendas. Desde então, tornou-se um evento anual de compras em que não é invulgar as vendas atingirem dez vezes mais do que um dia de compras normal na China.
Entretanto, o Ocidente também está a começar a aderir. Um inquérito realizado pela Klarna1 revelou que 14% dos consumidores norte-americanos tencionavam comprar as suas prendas de Natal para 2022 no Dia dos Solteiros, contra 10% dois anos antes.
Tudo isto significa que existem muitas oportunidades para as empresas de todo o mundo efectuarem grandes vendas - desde que façam envios internacionais, claro.
Dia dos solteiros na China: o que precisa de saber
É o maior dia de compras do mundo
O Dia dos Solteiros é maior do que o Amazon Prime Day e a Black Friday juntos!(2) As vendas foram estimadas em 157 mil milhões de dólares (1,1 biliões de yuans) em 2022(3), enquanto no ano passado foram vendidos cerca de 615,8 milhões de pacotes de produtos durante o evento de compras(4).
Não se limita apenas à China
A bonança das compras está a ganhar força em todo o mundo. Uma análise registou 290 000 marcas de mais de 90 países e regiões que participaram nas vendas do Dia dos Solteiros da Tmall em 2022(5). Dessas, 70.000 estavam a fazê-lo pela primeira vez. A sua empresa vai juntar-se a elas este ano?
A Tmall Global é a sua porta de entrada para o mercado chinês
Sendo a maior plataforma de comércio eletrónico da China, provavelmente já ouviu falar da Alibaba6, uma empresa B2B que liga exportadores grossistas da China a países de todo o mundo. A parte que deve conhecer é a Tmall Global7, a plataforma B2C da Alibaba especificamente criada para empresas estrangeiras. Permite que os vendedores transfronteiriços criem montras virtuais e enviem produtos para clientes chineses sem necessidade de uma entidade física no país ou de uma licença comercial chinesa. Também é possível aceitar pagamentos na sua moeda local.
É mais do que apenas um dia
O período de aquecimento para o Dia dos Solteiros começa no final de outubro. Muitos dos principais mercados de comércio eletrónico realizam pré-vendas para aumentar as receitas e permitir que os consumidores paguem depósitos para garantir artigos populares antes do grande dia.
Há espaço para todos
O Dia dos Solteiros não é apenas para os grandes retalhistas. Nas primeiras 28 horas das vendas de 2022, os volumes de transacções de 50 mil pequenas e médias empresas (PME) e 70 mil comerciantes de PME aumentaram 100%(8).
Os compradores chineses gostam de comprar a marcas estrangeiras
De acordo com um inquérito aos compradores da Tmall Global9, as principais razões que os levam a comprar a marcas estrangeiras são
O livestreaming é um GRANDE negócio
Embora relativamente novo no Ocidente, o livestreaming é muito popular na China há vários anos. Os clientes gostam de poder conhecer um produto em profundidade, enquanto que, para as empresas, este envolvimento conduz a maiores conversões.
O desafio para as marcas estrangeiras é encontrar uma plataforma de alojamento de vídeo com a autorização necessária na China. Em vez disso, podem concentrar-se em garantir que as suas listas de produtos incluem muitas fotografias de alta resolução, tutoriais em vídeo e guias de instruções, ao mesmo tempo que respondem rapidamente às perguntas dos clientes nas redes sociais.
A sustentabilidade está a entrar na conversa
Os consumidores estão a adotar um consumo mais ponderado: mais de 33 milhões compraram produtos ecológicos no Tmall e no Taobao durante as vendas do Dia dos Solteiros de 202210. Entretanto, as pesquisas de palavras-chave para tópicos sustentáveis, incluindo “poupança de energia” e “baixo teor de carbono”, aumentaram na JD.com.
Como vender para a China neste Dia dos Solteiros
- Faça a sua pesquisa
Para atrair os consumidores chineses, é necessário conhecer os seus comportamentos e preferências de compra. Felizmente, fizemos a pesquisa por si: mergulhe no nosso guia dedicado ao país China para obter todas as informações locais de que necessita.
- Otimize o seu website de e-commerce para dispositivos móveis
O m-commerce domina o Dia dos Solteiros, por isso, garanta que os seus clientes têm uma experiência fácil, rápida e intuitiva - caso contrário, abandonarão os seus carrinhos.
- Traduzir o seu conteúdo
Certifique-se de que o texto do seu website e as mensagens de marketing são convertidos na língua local para os navegadores estrangeiros.
- Ofereça pagamentos em Yuan
Disponibilize opções de pagamento e portais onde as transacções possam ser efectuadas na moeda chinesa.
- Utilize o número 11 como um gancho
Oferecer um desconto de 11% em artigos em promoção, por exemplo, mostrará que a sua marca está a participar na diversão!
- Ofereça um envio rápido
Os consumidores chineses podem ser dissuadidos de comprar a marcas estrangeiras por pensarem que as suas encomendas vão atrasar-se. Ao estabelecer uma parceria com a DHL, pode oferecer aos clientes uma entrega internacional rápida. Não se esqueça de o destacar na sua página inicial para incentivar os compradores.
- Monitorize de perto o seu inventário
Um sistema de gestão de inventário pode ajudá-lo a acompanhar os seus níveis de stock em tempo real. Se algo se esgotar, tem de estar preparado para promover rapidamente outro artigo.
Envie para os clientes do Dia dos Solteiros em todo o mundo sem esforço com uma Conta Empresarial DHL Express.
1 – Statista, fevereiro 2024
2 – Forbes, novembro 2022
4 – Statista, março 2024
3, 5, 8, 10 – Queue.it, setembro 2023
6 - Alibaba
7 - Tmall Global
9 – Digital Commerce, junho 2022