Portugal
#eCommerce

O melhor guia do setor dos cosméticos

DHL Express
DHL Express
6 min leitura
Partilhar em
facebook sharing button
linkedin sharing button
Smart Share Buttons Icon Partilhar
collage of people using cosmetics

A indústria dos cosméticos está a atravessar um período de inovação, impulsionado pela procura dos consumidores de experiências altamente personalizadas. Num cenário tão competitivo, como é que a sua empresa se pode manter atualizada? O nosso guia de exportação da indústria de cosméticos explora as últimas tendências do setor para inspirar a inovação dos seus produtos e as melhores práticas de logística que farão chegar os seus produtos aos clientes sem demora.

A indústria dos cosméticos: Visão geral

O mercado global de cosméticos está a prosperar, tendo recuperado a um ritmo notável de uma queda durante a Covid. Em 2024, prevê-se que as receitas do mercado mundial de cosméticos atinjam 108,4 mil milhões de dólares, aumentando para 128,9 mil milhões de dólares em 20281.  

Mas as empresas que desejem conquistar uma fatia deste bolo muito lucrativo terão de estar atentas às tendências do setor. O setor dos cosméticos, tal como a moda, move-se rapidamente, impulsionado pelas preferências em constante mudança dos consumidores. Este ano, a procura de uma beleza sustentável e "limpa" está a alimentar as inovações de novos produtos e o fornecimento de ingredientes alternativos. A IA também está a desempenhar um papel crescente na indústria, com a sua capacidade de permitir as experiências personalizadas que os compradores desejam ao comprar maquilhagem e cuidados com a pele.   

Com 2024 a meio, vamos analisar mais de perto algumas das tendências que irão moldar a indústria de cosméticos este ano.    

Inovação e tendências: A era científica dos cosméticos

Durante muito tempo, a indústria dos cosméticos foi conduzida pela estética - desde as modelos impecáveis e com o rosto pintado, utilizadas no marketing, até aos produtos com embalagens bonitas que revestem as prateleiras (online) das marcas de luxo. No entanto, os consumidores estão cada vez mais a encarar os cosméticos como uma ciência e não como um exercício de branding. Estão a adotar uma abordagem mais ponderada na compra, pesquisando os ingredientes dos produtos de beleza e as alegações de bem-estar antes de os comprar. A agência de estudos de mercado Mintel2 chama a este movimento "simplicidade sofisticada".   

Neste contexto, marcas como a The Ordinary3 registaram um crescimento extraordinário. Lançada em 2013, a empresa de cuidados com a pele concentra-se em produtos de alta qualidade a preços acessíveis, com a filosofia de "formulações clínicas com integridade". Evitou embalagens extravagantes para recipientes de estilo farmacêutico para enfatizar a sua abordagem científica à inovação de produtos. A estratégia está a resultar; em 2021, foi a marca de cuidados da pele mais procurada online em mais de 40 países4 e vende mais de um produto por segundo em todo o mundo5. Noutros países, marcas líderes como a La Roche-Posay e a CeraVe adoptaram estratégias de marketing semelhantes.  

"As marcas [de cosméticos] que podem fornecer investigação, estudos clínicos ou certificações para fundamentar as suas alegações de eficácia ganharão credibilidade e confiança."

Mintel(6)

Este foco no desenvolvimento de ingredientes com base científica está também a impulsionar uma nova era inovadora de cores e texturas que redefinem as normas tradicionais de beleza. "A tendência prevê um futuro em que os produtos vão para além das fórmulas convencionais, incorporando texturas inovadoras que transitam aquando da aplicação, criando uma experiência sensorial que transcende as rotinas tradicionais de cuidados com a pele", refere um relatório da indústria7.    

A maior atenção dos consumidores aos ingredientes dos cosméticos inclui o fator sustentabilidade - procuram ativamente produtos sem crueldade, ambientalmente responsáveis e de origem ética. Em resposta, muitas marcas de cosméticos estão a apoiar-se na biotecnologia - o aproveitamento de sistemas e organismos biológicos - para informar o desenvolvimento de produtos.  

O mundo natural já fornece muitos dos ingredientes mais populares nos produtos de beleza, mas com os avanços da ciência e da tecnologia, a sua extração pode agora ser facilitada de uma forma mais sustentável. As ovas de peixe, por exemplo, têm moléculas protectoras que filtram a luz UV. Enquanto os métodos convencionais de fabrico de ingredientes implicariam a extração das ovas de peixe, a biotecnologia pode, em vez disso, ler o ADN e replicar as propriedades de filtragem dos raios UV para fórmulas de protetor solar.  

Entre 2023 e 2028, espera-se que a receita global no mercado de cosméticos naturais cresça de 12,9 mil milhões de dólares para 18,0 mil milhões de dólares.

Statista(8)

Beaut-AI: Inteligência artificial e cosmética personalizada

A tecnologia também está a desempenhar um papel de liderança ao permitir a personalização que a indústria cosmética exige. Surgiu a "Beaut-AI", que utiliza a inteligência artificial de ponta para desenvolver fórmulas personalizadas.  

75% dos compradores pagariam mais por produtos de beleza e de cuidados da pele se recebessem experiências de compra online personalizadas.

Bolt(9)

A tecnologia está também a facilitar experiências de experimentação virtuais. A gigante americana da beleza Sephora10, por exemplo, recorreu à ferramenta de análise facial da empresa tecnológica ModiFace11 , que consegue "ler" mais de 20 características na selfie de um cliente - incluindo o tom de pele e a forma do rosto - para fazer recomendações de maquilhagem ultra-personalizadas. A marca global de beleza Coty, Inc.12 e o conglomerado de bens de luxo LVMH13 também fizeram investimentos substanciais em tecnologia semelhante.  

Talvez não seja surpreendente que o tamanho do mercado mundial de "IA em Beleza e Cosméticos" deva atingir 13,34 mil milhões de dólares em 2030 - uma impressionante Taxa de Crescimento Anual Composta de 19,7% de 2021 a 203014. Com a velocidade a que a IA se desenvolve, espera-se ver mais inovações cosméticas interessantes em 2025 e mais além.  

LOGÍSTICA DOS COSMÉTICOS

Ideias e melhores práticas para o sucesso

EMBALAGENS SUSTENTÁVEIS

  •  Num recente inquérito global aos consumidores de produtos de beleza, 65% dos inquiridos afirmaram ter-se "esforçado" para comprar produtos em embalagens ecológicas15.  
  • Dar prioridade a materiais compostáveis, recicláveis e reutilizáveis. 
  • Seguir o exemplo do modelo "recarregável" que está a ganhar popularidade na indústria dos cosméticos. Um exemplo é a marca de desodorizantes naturais Fussy16 - os clientes compram o recipiente principal apenas uma vez e depois subscrevem recargas regulares, reduzindo a quantidade de plástico utilizado.  
  • Ofereça opções de tamanho grande para os seus produtos para reduzir a quantidade de embalagens. Esta opção também reduz as emissões de transporte.  

MELHORES PRÁTICAS DE ENVIO

  • Alguns cosméticos requerem ambientes controlados para o transporte, tais como os que são sensíveis à temperatura ou à luz. Se estiver a exportar para um clima tropical, poderá querer escolher um material mais durável que não seja afetado pela humidade. Da mesma forma, se os seus produtos necessitarem de refrigeração durante o transporte, terá de selecionar materiais que sejam isolados e possam manter as temperaturas reguladas durante toda a viagem de transporte.   
  • Os artigos frágeis, como sombras para os olhos ou perfumes em frascos de vidro, necessitam de muito acolchoamento para evitar danos por choque durante o transporte.  
  • No caso dos perfumes e sprays, embale-os cuidadosamente em caixas estanques e na posição vertical.  
  • As regras e os regulamentos relativos à importação e exportação de cosméticos variam consoante o país, pelo que deve falar com o seu parceiro de expedição para obter orientação. 

CONSIDERAÇÕES ADUANEIRAS

  • Antes de enviar cosméticos para o estrangeiro, é importante familiarizar-se com os regulamentos fronteiriços do país de destino. Alguns mercados classificam os perfumes como Mercadorias Perigosas devido à sua natureza inflamável, pelo que terá de verificar antes de enviar para evitar que os seus produtos sejam apreendidos.   
  • Algumas transportadoras não aceitam fluidos ou líquidos para trânsito através da sua rede, por isso não se esqueça de pesquisar antes de enviar a sua encomenda. Pode consultar a lista de artigos proibidos da DHL Express nos seus países de origem e de destino em MyDHL+.

ENVIO INTERNACIONAL: COMO A DHL PODE AJUDAR

Sabia que 23% da Geração Z e 24% dos compradores da geração do milénio fizeram compras de beleza além-fronteiras nos 12 meses até abril de 2023?17 Como especialista líder em envios internacionais, a DHL Express está numa posição privilegiada para ajudar empresas de todas as dimensões a chegar a este grupo lucrativo de consumidores prontos a explorar novas marcas:   

  • O MyGTS (My Global Trade Services) da DHL é uma plataforma gratuita e de fácil utilização que o ajudará a navegar em todos os aspectos dos regulamentos de envio internacional. Aceda a Códigos Pautais precisos para o(s) seu(s) envio(s), calcule o Custo de Desembarque para mercadorias em qualquer país e receba orientação sobre restrições de importação antes de enviar.  

  • DHL Express Commerce. Integrada com uma vasta gama de plataformas de comércio eletrónico - incluindo a Shopify - esta ferramenta gere todos os passos do seu processo de cumprimento, desde a importação da encomenda até ao envio, deixando-lhe mais tempo para trabalhar no seu negócio.
  • Dynamic Discounting. Um programa de preços competitivo que o recompensa com descontos crescentes à medida que o seu volume de envios aumenta, pelo que quanto mais envia, mais poupa. Para obter estimativas de custos detalhadas, fale com o seu Gestor de Conta.  

Leve o seu negócio de cosméticos a novos mercados através de uma parceria com os especialistas em envios internacionais.

Abrir conta