Portugal
#Notícias&Insights

Como a digitalização transformou as operações da DHL Express

DHL Express
DHL Express
3 min de leitura
Partilhar em
facebook sharing button
linkedin sharing button
Smart Share Buttons Icon Partilhar
graphic image of digital activities

O lançamento de projectos de transformação digital conduziu a uma maior eficiência e produtividade na DHL Express. O CEO Ken Lee e o CIO Jimmy Yeoh da DHL Express Asia Pacific partilham mais informações.

Luzes de aviso vermelhas surgem simultaneamente no painel de instrumentos do sistema do Centro de Controlo de Qualidade Avançado (AQCC) nos centros de operações da DHL Express em toda a rede, mas o ambiente em cada instalação permanece calmo.

A capacidade de análise de dados do sistema AQCC alimentado por Inteligência Artificial - concebido para monitorizar os movimentos dos envios e assinalar problemas em tempo real - está sob controlo total.

As localizações das remessas paradas em trânsito, também conhecidas como excepções, são rapidamente identificadas e as suas rotas projectadas mapeadas. Os analistas da equipa concentram-se então na implementação de acções correctivas para garantir que estes envios ainda possam chegar aos seus destinos a tempo.

Esta tarefa aparentemente sem esforço foi outrora uma responsabilidade laboriosa para os fornecedores de logística como a DHL Express, mas a digitalização está lentamente a mudar as coisas.

Há muito que a logística é conhecida como um sector tradicional associado ao trabalho manual e a tarefas repetitivas. Muitas vezes prejudicadas por processos antigos e sistemas de TI antiquados, as empresas de logística estão cada vez mais conscientes da necessidade de aproveitar a tecnologia para se manterem competitivas numa indústria em rápida evolução.

O Deutsche Post DHL Group (DPDHL Group) - em linha com o seu objetivo da Estratégia 2025 de oferecer excelência num mundo digital - está a investir mais de 2 mil milhões de euros em projetos de transformação digital de 2021 a 2025 para melhorar a experiência dos clientes e dos funcionários, aumentando também a excelência operacional.

Nas suas 3.200 instalações em mais de 220 países e territórios em todo o mundo, a DHL Express conta com as melhores soluções tecnológicas para entregar cerca de 500 milhões de envios por ano (de acordo com os números de 2020).

"Ao ouvir constantemente as necessidades de nossos clientes, implementamos inovações tecnológicas que são relevantes e sensatas para nossos clientes, funcionários e operações", disse Ken Lee, CEO da DHL Express Ásia-Pacífico.

"Introduzimos soluções para simplificar processos vitais, automatizar tarefas repetitivas que consomem muito tempo e ajudar as nossas equipas a tornarem-se mais produtivas. Estas incluem veículos guiados autónomos para melhorar as nossas operações, chatbots para complementar as operações de serviço ao cliente e sensores de expedição com capacidades de localização e seguimento", partilhou.

A pandemia de Covid-19 provou ainda mais como os esforços e investimentos da empresa na transformação digital são essenciais para lidar com o aumento da procura de comércio eletrónico transfronteiriço e impulsionar uma maior eficiência e produtividade.

"Antes da pandemia, estávamos cientes de que a transformação digital era um imperativo para manter e elevar os nossos níveis de serviço como fornecedor de logística. A pandemia acelerou os nossos planos para permitir que a nossa força de trabalho colaborasse e trabalhasse virtualmente a partir de qualquer local. Também acelerámos a nossa adoção e implementação de tecnologias, como o chat ao vivo e os assistentes digitais, que foram cruciais para nos ajudar a lidar com um aumento de procura sem precedentes em todo o mundo", explicou Jimmy Yeoh, Chief Information Officer da DHL Express Asia Pacific.